O ícone da música Paul McCartney se tornou o primeiro músico bilionário do Reino Unido, de acordo com a lista dos ricos do Sunday Times publicada sexta-feira, apesar de o país registrar sua maior queda na contagem de bilionários nos 36 anos de história do guia.
A fortuna do cantor de 81 anos foi impulsionada por “uma turnê forte, um catálogo valioso e até mesmo uma pequena ajuda de Beyoncé”, que fez uma nova versão da música “Blackbird” dos Beatles, disse a Rich List, considerada o guia definitivo dos ricos do Reino Unido.
McCartney, cujo património líquido foi estimado em 1,0 mil milhões de libras (1,26 mil milhões de dólares), contrariou a tendência, com o número de multimilionários no Reino Unido a cair de um pico de 177 em 2022 para 165 este ano.
Isto deve-se em parte aos planos do governo para eliminar o “estatuto fiscal de não-doméstico” a partir do próximo ano, o sistema pelo qual as pessoas não pagam impostos no Reino Unido sobre os seus rendimentos no estrangeiro.
“Não-dom” tem sido uma questão política há muitos anos, com a esposa indiana do primeiro-ministro Rishi Sunak, Akshata Murty, reivindicando o status, o que significa que ela não era obrigada a pagar impostos sobre sua participação na Infosys, a empresa de TI com sede em Bangalore co-fundada pelo pai dela.
No entanto, ela disse que pagaria impostos no Reino Unido sobre essa renda depois de sofrer pressão política.
Essa mudança não afetou a fortuna da família, com o casal vendo o valor de suas ações crescer em £ 108,8 milhões, para quase £ 590 milhões no ano passado, dando ao casal um patrimônio líquido de £ 615 milhões, de acordo com a lista de 350 indivíduos. e famílias.
Estima-se também que a riqueza pessoal do rei Charles III tenha aumentado em £ 10 milhões, para £ 610 milhões, graças a um aumento no patrimônio líquido de suas propriedades.
Aqueles que se saíram menos bem incluem o magnata dos produtos químicos Jim Ratcliffe, que comprou uma participação no Manchester United no início deste ano, o inventor James Dyson e o empresário da Virgin Richard Branson, que viram as suas fortunas multibilionárias diminuir.
A lista é encabeçada pelo investidor indiano Gopi Hinduja e sua família pelo terceiro ano consecutivo.
O chefe do conglomerado indiano Hinduja Group tem uma fortuna estimada em £ 37 bilhões.