Em vídeo publicado em sua rede social, o prefeito Tião Bocalom revela pichações na obra do elevado da Dias Martins. Nesta quinta-feira (02), após evento de entrega das vigas do elevado, Bocalom alertou para que evitem realizar as pichações ou qualquer tipo de alteração na obra.
“Fiz questão de fazer este material aqui para chamar a atenção das pessoas: reparam na obra, nem pronta está e já veio um pichador aqui para pichar a nossa obra, não está correto”, disse o prefeito.
Ele continua mostrando pichações azuis, pretas e amarelas, além de indagar “por que a enfear a nossa cidade?”.
“Nos ajude a cuidar da nossa cidade. Vamos fazer da nossa cidade mais bonita. Agora só será bonita se a gente não tiver esse tipo de comportamento. Nos ajude a cuidar da cidade. A cidade é tua, é nossa”, declarou o prefeito.
Veja o vídeo:
Qual a diferença de grafite e pichação?
O que distingue essas duas práticas são as características das pinturas. A pichação, tipicamente, é realizada com tinta preta e frequentemente inclui símbolos ou mensagens escritas. Por outro lado, o grafite está associado a desenhos e ilustrações.
De acordo com o artigo 65 da Lei 9.605/98, pichação é crime ambiental e de vandalismo. Além do crime de vandalismo cometido pelo pichador, a legislação brasileira também prevê o crime de dano prescrito no Código Penal, podendo este ser cometido tanto em patrimônio público quanto particular.
Enquanto isso, no parágrafo §2 da mesma legislação, o grafite é permitido nos casos em que seu objetivo seja valorizar um patrimônio, desde que a prática seja aprovada pelo proprietário, no caso de um bem privado, ou pelo órgão responsável, se for um bem público.