O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, compartilhou uma imagem gerada por inteligência artificial (IA) para celebrar o aumento no número de embarques na rodoviária do Tietê, em São Paulo, com destino à capital fluminense, devido ao show de Madonna em Copacabana neste sábado (4). No entanto, a iniciativa acabou se transformando em piada.
A imagem em questão retrata uma multidão com rostos distorcidos ao lado de um ônibus. Acompanhando a foto, Paes “liberou” a invasão da praia pelos paulistas. “Aliás, o Brasil todo é muito bem-vindo! A Cidade Maravilhosa é de todos os Brasileiros!”, afirmou na publicação abaixo no X (antigo Twitter).
Bora Paulistada! Uma honra receber vocês no Rio! Tá liberado invadir nossa praia! Aliás, o Brasil todo é muito bem-vindo! A Cidade Maravilhosa é de todos os Brasileiros! pic.twitter.com/HlshgtcPKt
— Eduardo Paes (@eduardopaes) May 1, 2024
Com a repercussão negativa, o prefeito admitiu ao blog #Hashtag da Folha de S. Paulo que a imagem foi mesmo produzida por IA por iniciativa própria, mas que o resultado não saiu como esperado. “Reconheço que a foto ficou um horror”, disse através de sua assessoria à Folha.
Confira alguns comentários selecionados de usuários do X sobre a foto publicada pelo prefeito do Rio:
o pessoal assim nessa foto:pic.twitter.com/WEUW6YUdhC https://t.co/IevDgTdgOj
— acervinho (@acervonovelas) May 1, 2024
Eduardo Pães teve a preocupação em retratar o pessoal da Augusta voltando da noitada e indo direto pro Rio. https://t.co/u0XdFHYuwr pic.twitter.com/nKVcioAbC7
— Jéferfon Menezes (@JefinhoMenes) May 1, 2024
Utilidade pública do riso: zoom na imagem https://t.co/l0p85OyoXn
— THA Y NHA (@_Thaynha_) May 1, 2024
“Ah Porq IA vai tirar substituir os designs” as imagens de IA: https://t.co/dGel8jXmR8
— O Buteers 🐺 (@Buteers) May 1, 2024
QUE ISSO https://t.co/Z9JcQ7OrVJ pic.twitter.com/EP44FIpLx1
— Lana no FIQ mesa 113 (@lanaflowerz) May 2, 2024
A utilização da inteligência artificial para criar conteúdo visual é uma prática cada vez mais comum, especialmente entre figuras públicas e empresas que buscam se destacar nas redes sociais. No entanto, como evidenciado neste caso, nem sempre o resultado é bem recebido pelo público, podendo gerar repercussões inesperadas e até mesmo negativas.