ContilNet Notícias

Qual o tema do MET Gala? Em 2024, veja o que podemos esperar do evento

Por O Globo

As principais celebridades e fashionistas do mundo se reúnem nesta segunda-feira (6), para mais uma edição do MET Gala, conhecido por ser um dos principais eventos de moda do mundo. O baile beneficente, promovido para angariar fundos ao Costume Institute do Metropolitan Museum of Art (MET), em Nova York, nos EUA, chama atenção pela extravagância dos looks dos convidados. Desde 1995, acontece às primeiras segundas-feiras de maio e, todo ano, desperta a curiosidade pelo tema escolhido.

‘Belas Adormecidas: O Despertar da Moda’ é o tema do MET Gala 2024 — Foto: Reprodução / Instagram

“Sleeping Beauties: Reawakening Fashion” (ou “belas adormecidas: despertando a moda”, em tradução livre) é o tema do baile de 2024 e da exposição em cartaz do museu, que será exibida entre maio e setembro deste ano. Longe da história dos contos de fada, a curadoria celebra os mais antigos e frágeis itens do acervo, que já não podem ser usados. Mesclando tecnologia e criatividade, serão usadas animações e estimulações sensoriais para valorizar e demonstrar como as peças eram antes.

Selecionadas pelo curador-chefe Andrew Bolton, as roupas e acessórios remontam desde o século XVII, na era elisabetana, até os dias atuais — trazendo a noção de que, um dia, tudo ali exposto se tornará frágil demais para ser vestido novamente. Serão 400 anos de moda e arte representados por 250 peças raras dos arquivos do Costume Institute, incluindo um vestido de baile feito por Charles Frederick Worth em 1877.

Vestido de baile feito por Charles Frederick Worth em 1877 — Foto: Reprodução

“Tulipes Hollandaises” capa criada por Charles Frederick Worth em 1889 para “House of Worth” e o icônico vestido de borboleta da Sarah Burton para Alexander Mcqueen estarão em exibição.

Vestidos que estarão expostos no Metropolitan Museum of Art — Foto: Reprodução

A curadoria foi dividida em três subtemas: Terra, Mar e Ar, em tributo ao mundo natural e as poéticas da moda, segundo Bolton. Apesar de se relacionarem, o tema e o dresscode são diferentes. Este ano, o código de vestimenta foi “O Jardim do Tempo”, inspirado no conto homônimo do escritor JG Ballard, publicado em 1962.

A história narra a vida de Conde Axel e sua esposa, a Condessa, que moram numa vila paradisíaca, com um terraço enorme e jardim de flores cristalinas. Enquanto isso, contudo, do outro lado do cenário utópico, uma multidão em fúria, com chicotes nas mãos, tentam chegar à família. Todos os dias, o conde colhe uma flor do tempo, retrocedendo as horas e revertendo o avanço do grupo — até que todas as flores acabam. A ideia é abordar a decadência da burguesia, colocando em conflito questões como beleza, superficialidade e destruição, provocada ou não pelo tempo.

Por isso, podemos esperar por muitas flores e elementos da natureza representados de maneira lúdica, como pelo vento, mar e beleza efêmera. Além disso, peças vintages e de Arquivo também devem aparecer, com corsets e “esqueletos” de vestidos que remetam aos séculos passados, inclusive trazendo a ideia de destruição.

Sair da versão mobile