Uma pesquisa do Centro de Lideranças Públicas (CLP), com dados do Ranking de Competitividade dos Municípios, revelou quais capitais brasileiras tem o maior número de servidores qualificados.
“O indicador observa o número de servidores públicos municipais com ensino superior. Embora a existência de um diploma de curso superior não ateste necessariamente a qualificação do profissional, esta é uma das métricas disponíveis, confiáveis e transparentes quando se observa a qualificação do serviço público”, explicou o CLP.
A capital do Acre, Rio Branco, surge em 8º lugar entre as 26 capitais. A capital do DF, Brasília, não fez parte do levantamento.
Rio Branco aparece atrás apenas de Maceió – AL (1º), Fortaleza – CE (2º), São Paulo – SP (3º), Curitiba – PR (4º), Vitória – ES (5º), Belo Horizonte – MG (6º) e Florianópolis – SC (7º).
A pesquisa mostra que a capital do Acre é a melhor colocada entre as capitais da Região Norte do país.
Por outro lado, Salvador e Boa Vista figuram entre as piores capitais no ranking.
Já no ranking geral, onde é colocado uma lista com mais de 400 municípios brasileiros, a Prefeitura de Rio Branco surge em 61º entre as com mais servidores qualificados para os cargos ocupados na administração do Município.