ContilNet Notícias

Secretaria de Obras avança na construção dos prédios da nova maternidade e da Controladoria-Geral do Estado

Por Ascom

Com a finalidade de oferecer prédios estruturados, acolhedores e dignos para receber os usuários do serviço público e proporcionar um ambiente salubre aos servidores, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), avança nas obras de construção da Maternidade Marieta Messias Cameli e da Controladoria-Geral do Estado do Acre, em Rio Branco.

Avanços na primeira fase da obra da nova maternidade já são evidentes. Foto Camila Gomes/Seop

“O governador Gladson Cameli tem se empenhado para entregar novas estruturas ao Estado. A partir dessas obras, os prédios contribuem para a eficiência e modernização dos serviços públicos. Na capital, a nova maternidade e a sede da CGE são duas das obras mais importantes que estão em andamento, para proporcionar ainda mais dignidade no atendimento às pessoas. A população e os servidores serão beneficiados com ambientes confortáveis”, ressalta o gestor da Seop, Ítalo Lopes.

Nova maternidade

A evolução da obra da nova maternidade é acompanhada diariamente pela equipe de Engenharia. De acordo com o diretor de Execução e Fiscalização da Seop, Denis Amorim, diversos serviços são realizados de forma simultânea, o que assegura celeridade e eficiência à obra.

Entre os serviços inspecionados, há os trabalhos na construção do reservatório de água de 60 mil litros, visando ao reaproveitamento de águas da chuva nos vasos e torneiras de jardins.

Construção do reservatório, que será concretado nas laterais e impermeabilizado para não ter infiltração de água, é vistoriada pelos técnicos da Seop. Foto: Camila Gomes/Seop

“Hoje viemos fiscalizar e verificar o reservatório de águas pluviais, que está na iminência de ser concretado, e também as questões da alvenaria, em fase final. Iniciamos também as partes de instalação do prédio público, referentes à água e ao esgoto”, relata.

Também tiveram início os serviços de instalações técnicas hospitalares, como os aparelhos de ar condicionado com renovação de ar e as partes hidráulicas e de gases medicinais.

“Em relação às novas instalações, em breve estaremos na fase de compra e chegada dos equipamentos propriamente ditos, que são os cassetes e o ar-condicionado, além das bombas de ar, de vácuo, que fazem parte dos gases medicinais e a parte de instalações de esgoto, com a chegada da estação de tratamento de esgoto (ETE) compacta”, informa o diretor.

Instalações técnicas hospitalares já estão sendo instaladas na nova maternidade. Foto: Camila Gomes/Seop

A previsão é que até o final de dezembro a primeira das cinco etapas de construção da nova maternidade esteja concluída e fique disponível à Secretaria de Estado de Saúde para uso da população.

Localizado no Segundo Distrito, o estabelecimento será uma das maiores e mais avançadas estruturas de saúde da Região Norte, com um total de 150 leitos de enfermaria clínica e obstétrica; 16 salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP); 7 salas de cirurgia e de parto cesariano; 10 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) adulto; 30 leitos de UTI neonatal, 30 leitos de unidade de cuidados intermediários (UCI) e 15 leitos de UCI canguru. A unidade ainda terá a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, para atender gestantes de alto risco.

Controladoria-geral do Estado do Acre

A equipe de Engenharia da Seop também inspecionou as obras de construção do novo prédio da CGE, para acompanhar as fases finais das estruturas com o início das obras na cobertura.

“Estamos levantando agora os pilares do último pavimento e, na sequência, vem a laje da cobertura e, com isso, finalizamos todo o grosso da estrutura da obra, para podermos iniciar as alvenarias de elevação e, em seguida, os acabamentos”, explica a fiscal da obra e engenheira civil da Seop, Gicélia Viana.

Obra na sede própria da CGE já chegou na cobertura. Prédio contará com salas administrativas, auditório e setores de Diretoria, Controle Interno, Jurídico, Orçamento e Finanças. Foto: Camila Gomes/Seop

A obra total no novo prédio da CGE conta com 1.525m² de área constituída e dois pavimentos. Os investimentos são de R$ 6,2 milhões, provenientes de recursos próprios do Estado, por intermédio do Instituto de Previdência do Estado (Acreprevidência).

Geração de trabalho e renda

Além de contemplar a população e os servidores, as duas obras geram centenas de postos de trabalho para os operários da construção civil.

Com as obras públicas, o Estado amplia as oportunidades de trabalho e renda para operários da construção civil. Foto: Camila Gomes/Seop

“É importante para a nossa família ter emprego e levar o pão de cada dia para casa. E é gratificante contribuir com uma grande obra, o que vai além de gerar muito emprego. É uma coisa muito boa ter uma nova maternidade para o Segundo Distrito”, afirma o auxiliar-geral Ronaldo Cruz da Silva.

Sair da versão mobile