A terceira onda de frio de 2024 chega ao estado do Acre nas primeiras horas deste sábado (25), fazendo com o estado tenha novos recordes de frio. É o que diz a previsão publicada pelo pesquisador Davi Friale, em seu site “O Tempo Aqui”.
De acordo com Friale, essa será a mais forte e duradoura onda de frio do ano até o momento, fazendo com que a temperatura sofra uma queda abrupta em todo o estado.
As temperaturas mínimas em Rio Branco e Brasiléia oscilam entre 14°C e 17°C ao amanhecer de domingo (26) e da segunda-feira (27). Já entre a terça-feira (28) e a quinta-feira (29), o frio aumenta e as temperaturas mínimas podem oscilar entre 12ºC e 15ºC.
A onda de frio deve se estender até o último dia de maio, com dias secos e noites geladas. Friale ressalta que apesar de forte, a nova onda de frio não será igual a friagem mais forte de 2023, quando o estado registrou temperatura de 9ºC, no entanto, a sensação térmica será de 5ºC mais baixa do que a temperatura real para quem estiver exposto aos ventos.
O pesquisador alertou, também, para os transtornos que a chegada da nova onda de frio poderá causar à população em situação de rua.
“A queda brusca e acentuada da temperatura neste fim de semana poderá provocar sérios transtornos à população menos favorecida com agasalhos. Assim, prepare os agasalhos e acolha alguém que esteja em condições desfavoráveis, principalmente as crianças, os idosos e os moradores de rua”, ressalta.