A maior enchente da história do Rio Grande do Sul já deixa mais de 121 mil pessoas desabrigadas, em 354 municípios, além de 111 desaparecidos, 83 mortos e prejuízos incalculáveis ao estado.
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O fenômeno climático extenso tem causado interrupção nos principais serviços em todo o estado, deixa milhares de pessoas sem qualquer comunicação. Acontece que a enchente tem causado transtornos não só no RS, mas também nos serviços de emissão de nota fiscal em outras unidades que dependem do sistema virtual da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Sul, como no caso do Acre.
Segundo o secretário adjunto da Receita Federal no Acre, Clóvis Gomes, a emissão de nota fiscal não está suspensa, no entanto, os usuários estão enfrentando dificuldades em razão de que, dos dois datacenters, apenas um está funcionando.
“No início da enchente, um dos datacenters foi atingido e todo o serviço migrou para o outro. Quando isso foi feito, sobrecarregou o outro datacenter e gerou inconsistência”, explicou.
De acordo com o secretário adjunto, as notas fiscais solicitadas pela Sefaz no Acre, passam por autorização no banco de dados disponível na Receita Federal, no Rio Grande do Sul.
Clóvis Gomes explicou que as inconsistências nas emissões das notas só devem ser sanadas após a redução do volume das águas no estado, que deve permitir o retorno do funcionamento do segundo datacenter. Ele reforçou, ainda, que apesar da demora em alguns casos, todos os contribuintes estão conseguindo emitir suas notas.
“Quando o fluxo está muito grande, um ou outro não consegue a comunicação completa e gera esses transtornos. Às vezes demora um pouco mais, porém todos os contribuintes até agora estão conseguindo emitir”, ressaltou.