O secretário Aberson Carvalho, divulgou neste sábado (22), uma carta aberta aos servidores da Educação sobre o impacto financeiro da retomada do percentual de 3% de incidência escalonada.
O reajuste virou pauta de manifestação dos servidores da educação do Acre. Na carta, Aberson destaca que a secretaria precisou elaborar um estudo técnico detalhado na folha salarial dos servidores.
“Nossas equipes têm se debruçado em cálculos de projeções para a aplicação do percentual de 3% (três por cento) e suas repercussões financeiras nas tabelas de salários, observando seus impactos advindos do crescimento vegetativo do compromisso das despesas de pessoal para os exercícios financeiros de 2024, 2025 e 2026 e, ainda, dos reflexos desses reajustes nas despesas de pessoal dos servidores inativos da educação, que terão a tabela de progressão da carreira como base de aumento”, disse.
Na carta, o secretário destaca ainda que as informações no documento são projeções e que, portanto, sua implementação fica condicionada ao real comportamento da receita, em razão da necessária manutenção do equilíbrio econômico e fiscal do Estado.
“Neste sentido, destacamos que continuaremos com a mesa de negociações aberta a fim de alcançarmos a melhor valorização remuneratória aos profissionais da educação pública estadual, dentro das condições possíveis de serem honradas e que não tragam prejuízos futuros, mantendo o equilíbrio econômico e fiscal do Estado”, conclui o documento.
Veja o documento na íntegra: