O Banco do Brasil publicou recentemente, no dia 20 de maio, sua projeção de crescimento para o estado do Acre. A Resenha Regional aponta que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,1% para o ano de 2024.
Enquanto isso, o PIB da região amazônica como um todo conta com um prospecto de crescimento de apenas 1,1%. A expansão foi liderada pelo setor da indústria e de serviços, representando altas de 4,7% e 3,6%, respectivamente.
Os resultados não foram melhores, pois o agronegócio contou com uma queda de 3,1%, potencialmente por conta da cheia dos rios neste ano, que atingiram patamares históricos. No ano de 2023, os dados do Banco do Brasil apontaram um desenvolvimento de 4,8%, sendo impulsionados pelo agro, que subiu 9,9% no período.
“Em linhas gerais, os resultados das pesquisas de atividade deste início de ano ratificam a trajetória esperada de recuperação dos setores de comércio e serviços ligados ao mercado de trabalho, sobretudo nos segmentos de produtos de primeira necessidade, tais como hipermercados, supermercados e farmácias”, aponta o boletim divulgado pelo banco.
Os segmentos que terão resposta na recuperação mais lenta são ligados a bens duráveis, como vestuário, calçados e móveis.