O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado estadual Luiz Gonzaga (PSDB), e o senador Alan Rick (MDB-AC), receberam em Brasília, nesta terça-feira (18), o presidente e a vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Peru, Rafael Morales e Lilian Schiavo, além do diretor da instituição, Marcel Daltro.
No encontro, os parlamentares acreanos voltaram a tratar da execução das obras da estrada entre Cruzeiro do Sul e Pucallpa, no Peru, através da selva de fronteira entre os dois países, na Serra do Divisor, no Vale do Juruá. A estrada foi inicialmente defendida pelo ex-relator do Orçamento Geral da União (OGU) de 2021, senador Márcio Bittar (MDB-AC), que chegou a alocar recursos para início de estudos relacionados à estrada.
A proposta, no entanto, enfrenta resistências dos movimentos indígenas e ambientais, cujas ações contra a estrada são recepcionadas pelo Ministério Público Federal (MPF).
No encontro, autoridades comerciais peruanas e os parlamentares brasileiros defenderam a estrada como importante e necessária como corredor de exportações brasileiras para o mercado asiático, através do Porto de Chancay, que está sendo construído no Peru com capital do Governo da China.
O senador Alan Rick lembrou que o Peru é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil na América e por isso é necessária também a viabilização de voos do Peru para Rio Branco, no Acre, através da Air Pucallpa, que atua na região.