Mergulhe na essência de sua existência e descubra que você é muito mais do que suas crenças e pensamentos. Em um mundo onde os coachees tentam moldar mentes, proponho uma desconstrução: você não é apenas o que pensa. Somos seres complexos, uma tríade de mente, corpo e espírito, entrelaçados em uma dança cósmica com o Universo ou Deus, como preferir chamar essa força soberana que nos guia.
Imagine por um momento que, nos desafios da vida, você se define pelos pensamentos negativos que surgem. Seria como reduzir o oceano à uma gota. Dra. Ana Beatriz, com sua sabedoria, nos alerta: “Mudar a mente sem mudar o coração é como falar de amor sem amar.” Eita….E é nesse ponto que a neuroplasticidade cerebral entra, como uma ginástica para o cérebro, fortalecendo-o contra as adversidades, conforme a própria Dra. Ana Beatriz nos ensina: “O cérebro é capaz de se ‘refazer’ quando novas formas de pensar e agir são recorrentemente praticadas.” Ufa, que alivio, hein.
Vou contar uma historinha, eis a história de João, um homem de 45 anos, reflete exatamente essa realidade. Ele viveu a maior parte de sua vida acreditando ser apenas um reflexo de seus pensamentos. Até que um dia, em meio a uma crise, descobriu a neuroplasticidade. João aprendeu que, ao exercitar seu cérebro com positividade e gratidão, ele poderia remodelar sua realidade. Ele não era os pensamentos sombrios que o assombravam, ele era a luz que escolhia acender dentro de si. Bem romântico né? Mas, real. Acredite. Diante de uma infância em que seu pai era agressivo com ele, alcoólatra, infiel com a sua mãe, ele, decidiu, escolher uma novo destino para a sua vida, e fez diferentes escolhas em sua vida.
Como João, você também pode escolher. Escolha não ser uma vítima de seus pensamentos. Escolha ser o autor de sua própria história. Lembre-se das palavras da Dra. Ana Beatriz: “Somos o que fazemos e não o que falamos.” E o que você faz começa pelo que você escolhe pensar e sentir. A neuroplasticidade não é apenas uma prática, é uma revolução pessoal, um caminho para a liberdade verdadeira que habita a alma, não confinada pelos limites da mente.
Portanto, não se limite a ser o que pensa. Seja o que você pode ser: um ser integral, completo, que reconhece a importância de cada aspecto de sua existência. Seja alguém que, mesmo nos momentos difíceis, escolhe ver além dos estímulos negativos e encontra forças para seguir em frente. Fácil? Lógico que não.
Como a chama de um fósforo na escuridão, seja a luz que ilumina não apenas o seu caminho, mas também o de outros. E nessa jornada de autoconhecimento e transformação, a neuroplasticidade será sua aliada, guiando-o para uma vida plena e consciente.
Jamais esqueça, você sempre poderá fazer novas escolhas, só depende de você.
Maysa Bezerra
Coach e Escritora