ContilNet Notícias

As 5 melhores cidades brasileiras para viver após a aposentadoria

Por Mundo em Revista

A escolha de onde morar após a aposentadoria é, sem dúvidas, uma decisão importante. Afinal, isso pode impactar significativamente a qualidade de vida da pessoa. Neste sentido, uma pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon trouxe as melhores cidades para aposentados viverem no Brasil. Um guia que certamente pode ajudar nesse propósito tão importante.

De fato, existe uma série de fatores que influencia neste processo. Por exemplo, infraestrutura de saúde, além de segurança e oportunidades para engajamento social. Requisitos que, de modo geral, proporcionam maior qualidade de vida.

E foi com base neste e noutros critérios que o levantamento foi feito. Então, quer planejar uma vida mais tranquila após a aposentadoria? Quem sabe, uma destas cidades brasileiras não te apetece?

Wikimédia.org

Justiça seja feita, a capital do Paraná ganhou fama por uma série de motivos. Um deles é a excelente infraestrutura urbana, além dos serviços de saúde de alta qualidade. Pontos bastante favoráveis para pessoas aposentadas, né?

Mas, a cidade se destaca em outros aspectos importantes para uma aposentadoria tranquila e confortável. Por exemplo:

Ademais, Curitiba tem boas políticas de engajamento cívico. Deste modo, incentiva a integração social e a participação ativa das pessoas idosas na comunidade.

Florianópolis, SC

Floripa, capital de Santa Catarina, também é uma das melhores cidades para aposentados viverem no Brasil. A Terra da Magia é, claro, famosa pelas praias deslumbrantes, mas também a qualidade de vida excepcional.

Assim, não apenas oferece uma robusta infraestrutura de saúde, como um ambiente natural que promove o bem-estar e a atividade física. Só para ilustrar:

Florianópolis se destaca ainda mais por suas políticas socioambientais, que incentivam o engajamento dos idosos. Ah, e também proporcionam um custo de vida acessível.

A capital do Espírito Santo, por sua vez, combina tranquilidade com uma excelente infraestrutura urbana. Além disso, se sobressai pela segurança financeira e baixa vulnerabilidade social dos idosos. Por isso, disponibiliza um ambiente seguro e estável para quem se aposenta.

Muito disso vem de uma boa gestão econômica, bem como políticas que promovem a integração social dos idosos. Outro ponto bastante favorável está na qualidade de vida, pois Vitória tem extensas áreas verdes, praias urbanas e um ambiente tranquilo.

E, como saúde é nosso bem mais valioso, a cidade ainda conta com um sistema de saúde bem estruturado. Possivelmente, fruto de uma produção de riqueza municipal que reflete em bons serviços públicos.

São Caetano do Sul

No interior do estado de São Paulo, uma das melhores cidades para aposentados viverem se destaca pela infraestrutura médica e segurança. Primeiramente, a quantidade de leitos hospitalares e profissionais de saúde disponíveis.

Além disso, São Caetano do Sul tem um dos menores índices de criminalidade do país. Por fim, o município favorece a acessibilidade, graças aos meios de mobilidade urbana.

Também em São Paulo, mas no litoral, Santos tem clima ameno e excelente acessibilidade. Ademais, a cidade é dona de um ambiente agradável, bem como serviços adequados para os aposentados e aposentadas. Isso tudo garante, é claro, uma boa qualidade de vida.

Sem falar na boa infraestrutura urbana com acessibilidade para idosos, e a diversidade de atividades culturais e de lazer. Assim, Santos favorece um estilo de vida tranquilo e acessível, ideal para quem busca aproveitar bem a aposentadoria.

Gostou de conhecer as melhores cidades para aposentados viverem no Brasil? Então, continue navegando pelo Mundo em Revista para mais dicas para aproveitar ao máximo essa nova fase da vida.

Sair da versão mobile