Uma brasileira que mora em Dubai, nos Emirados Árabes, compartilhou o vídeo do momento em que a chuva artificial acontece na cidade. A postagem viralizou neste sábado (29).
A técnica de “semeadura de nuvens” envolve o uso de produtos químicos como iodeto de prata e gelo seco (dióxido de carbono sólido) para estimular chuvas em áreas secas. A aplicação é realizada por aeronaves e drones, com o objetivo de aumentar a disponibilidade de água.
Semeadura de chuva
A técnica de semeadura de nuvens não “cria” chuva artificial; ela apenas facilita a condensação da umidade atmosférica em forma de chuva ou neve. É necessário que haja umidade na atmosfera local para que o processo seja eficaz.
Além de mitigar a seca de maneira geral, a semeadura de nuvens é utilizada por motivos específicos como reduzir o impacto da estiagem na agricultura, garantir o abastecimento de água potável e combater incêndios florestais. Alguns países também a adotam para conservar e restaurar ecossistemas degradados.
Segundo Mariana Vick, no site Nexo, os Emirados Árabes Unidos, com clima quente e extremamente seco, enfrentam escassez hídrica.
Dependendo principalmente de usinas de dessalinização para obter água potável, o país utiliza a semeadura de nuvens com o objetivo de aumentar a disponibilidade de água no subsolo.
Veja o vídeo:
[fvplayer id=”1825″]