A existência dos Jogos Olímpicos de Esports tomou forma nessa sexta-feira. Durante a 142ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI), foi proposta a criação dos jogos internacionais para a disputa de esportes virtuais. Já existem discussões sobre um potencial país anfitrião do evento.
– Com a criação dos Jogos Olímpicos de Esports, o COI dá um grande passo em frente e acompanha o ritmo da revolução digital. Estamos muito entusiasmados com o entusiasmo com que a comunidade de esportes eletrônicos representada em nossa Comissão de esportes eletrônicos se envolveu com esta iniciativa – disse Thomas Bach, presidente do COI.
A reunião desta sexta-feira definiu que deve ser criada uma estrutura dedicada completamente nova no COI separada do modelo dos Jogos Olímpicos para o estudo dos Jogos Olímpicos de Esports.
– Esta é mais uma prova da atratividade da marca olímpica e dos valores que ela representa. No que diz respeito aos esportes eletrônicos, nossos valores são e continuarão sendo a linha vermelha que nunca cruzaremos – disse Thomas Bach.
A aproximação entre Comitê Olímpico Internacional e esports começou em 2018 com um fórum na cidade de Lausanne, na Suíça, para discussões. Três anos depois, o COI criou uma comissão para tratar de esportes virtuais.
Em 2023, foi disputada a primeira edição da Semana de Esports Olímpicos, em Singapura. Organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o evento aconteceu de 22 a 25 de junho e teve debates, encontros de atletas de esportes eletrônicos, campeonatos em dez modalidades e partidas de exibição. A maior campeã, a França, teve quatro medalhas.