ContilNet Notícias

Com baixo nível das águas, Rio Acre tem seis pontos de monitoramento em alerta máximo

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

Os dados do acompanhamento hidrometeorológico divulgados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) apontam para 6 pontos de monitoramento em cota de alerta máximo por conta da seca do Rio Acre.

De acordo com os dados, os pontos em alerta da Bacia do Rio Acre são: Assis Brasil, com nível 3,02 metros, Brasiléia, com 1,16 metros, Xapuri, com 1,63 metros, Rio Branco, com 2,28 metros, Espalha (S. Belo H.), com nível 1,14 metros e Riozinho do Rola, com nível de 1,93 metro. Os dados são do dia 7 de junho, última sexta-feira, às 6h.

Rio Acre está com 02,21 metros neste sábado (8)/Foto: Juan Diaz/ContilNet

O Rio Acre chegou a menor cota para o período nos últimos 10 anos, na capital acreana. A previsão da Defesa Civil de Rio Branco é que, neste ano, a cidade de Rio Branco passe por uma seca severa igual ou pior que a de 2023. O diretor de Administração de Desastres da Defesa Civil, Cláudio Falcão, acredita que em 2024 a capital possa ter um novo recorde negativo.

A menor marca já registrada do Rio Acre na capital acreana é de 1,25m, alcançada em setembro de 2022. A previsão é que até o final de maio o afluente esteja abaixo dos dois metros em Rio Branco.

Abaixo da cota de dois metros o rio é considerado intrafegável, já que a navegação fica dificultada em razão do baixo nível. Outros reflexos da seca também são o escoamento da produção ribeirinha, falta de água em comunidades rurais e a dificuldade na captação de água na zona urbana.

VEJA O BOLETIM:

Relatório Hidrometeorológico 2024 06 07 N104

Sair da versão mobile