ContilNet Notícias

Com baixo nível de rios, falta de produtos e altos preços assolam municípios isolados no Acre

Por Suene Almeida, ContilNet

O verão amazônico chegou e baixo nível dos rios acreanos já começa a impactar na navegação, causando prejuízos significativos, em especial nos municípios isolados do estado, que transportam seus produtos, principalmente pelos mananciais.

Marechal Thaumaturgo é um dos municípios que vem sofrendo com o desabastecimento/ Foto: Portal Amazônia

Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo estão com dificuldade no recebimento de produtos como iogurte, leite, verduras e outros alimentos perecíveis, que em algumas cidades já estão em falta, já que os rios não oferecem condições para navegação de grande porte.

Segundo o site “O Seringal”, comércios dessas cidades precisaram suspender encomendas de mercadoria, a demora na entrega tem sido um dos problemas. A viagem de Manoel Urbano para Santa Rosa, que antes durava 24h agora está sem previsão de chegada, segundo freteiros pode durar até semanas.

Os produtos que ainda podem ser encontrados nos comércios estão com preços até três vezes maiores que o normal. Em Jordão, o açúcar chega de avião e o quilo está custando cerca de R$ 7, por conta do frete aéreo. Já em Porto Walter, o preço da gasolina chega a custar R$ 10.

Sair da versão mobile