Com uma queda de quase 57%, Acre tem a maior redução dos homicídios na Região Norte

Dados são do Atlas da Violência, pesquisa divulgada pelo governo federal

Entre 2017 e 2022, o Acre teve uma redução de 56,6% nos casos de homicídios, segundo último dado do Atlas da Violência, pesquisa divulgada pelo governo federal. O anúncio foi feito pelo governo do Estado neste sábado (22), que apontou como principal causa da redução, o trabalho conjunto do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

Sistema Integrado de Segurança Pública/Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

O estado, que em 2017 apresentava um dos maiores índices de homicídios por cem mil habitantes da Região Norte, com (61,5%), destacou-se por reduzir em mais de 50% dos casos de homicídios no estado em 2022, chegando à marca de 26,7.

O Sisp é formado pela Polícia Militar (PMAC), Polícia Civil (PCAC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e Instituto Socioeducativo (ISE).

“Queremos ressaltar que esses dados positivos em nível nacional são devidos ao empenho do nosso operador de segurança pública, aos investimentos do governo do Estado, em parceria com o governo federal, para uma estrutura que se adeque a esse enfrentamento à violência, com investimentos em viaturas, aeronaves, que possibilitaram à gente alcançar lugares de difícil acesso e garantir a paz e o direito de ir e vir com tranquilidade aos cidadãos”, disse o secretário-adjunto da SEJUSP, coronel Evandro Bezerra.

Maior queda da Região Norte

No ranking dos estados da Região Norte, o Acre (26,7) foi o que mais reduziu os índices do crime, indicando a menor taxa de homicídios estimados por cem mil habitantes em 2022. Em primeiro está o Amazonas, com (43,5); seguido do Amapá, com (41,8); Roraima (41,8); Rondônia (33,7); Pará (33,6) e Tocantins (30,1). Entre as capitais de todo o país, Rio Branco foi umas das que obteve os menores valores, ao lado de São Luís (MA), Vitória (ES) e Palmas (TO).

PUBLICIDADE