Em 2026, pela primeira vez na história do país, uma mulher deverá chegar ao posto de general e então poderá passar a comandar o Exército brasileiro. A informação foi dada pelo atual comandante do Exército, General Tomás Ribeiro Paiva, ao admitir que o Brasil pode ter sua primeira general mulher no comando da força a partir de 2026. A afirmação foi feita durante entrevista para o Estadão, de São Paulo.
Segundo o general, as mulheres que ingressaram nas Forças Armadas nos últimos anos estão agora em condições de ascender ao quadro de generais, graças ao progresso e à inclusão nas carreiras militares.Na entrevista, o comandante do Exército abordou a questão da ascensão de mulheres a posições de comando no Exército Brasileiro. Ele acredita que elas estão concorrendo fortemente e que a primeira general mulher deve surgir em um futuro próximo.
“Vai ser muito em breve, tá? Eu diria para você que elas estão concorrendo forte. Em 2026, elas estão entrando no quadro de acesso. É porque como a gente começou mais tarde, elas estão chegando um pouquinho mais tarde. É a partir de 2026 elas estão em condições de ascender”, respondeu.