Após indicar três secretários para gerir a pasta de Assistência Social — e não ficar feliz com os resultados — a vice-governadora Mailza Assis decidiu assumir a titularidade da pasta. Será a sua maior prova de fogo nesse atual governo, e agora terá a missão de mostrar à população se sabe conduzir a parte do Estado que lhe foi confiada.
Para ajudar na missão, nomeou como adjunta da pasta Amanda Vasconcelos, do grupo do ex-deputado e secretário de Estado Fábio Rueda (Relações Federativas). Contando com a simpatia do médico, Mailza poderá contar com Rueda no desafio para captar recursos federais e implementar parcerias.
Esse desafio fica ainda maior quando se está instalada num governo que possui o slogan “Trabalho para cuidar das pessoas”, e a Assistência Social é a pasta que mais se aproxima principalmente daqueles que mais precisam.
MÃOS DADAS — Em Manoel Urbano, União Brasil e PSD de mãos dadas. Izaute Vaz e Charles Brandão anunciaram uma aliança para candidatura de prefeito e vice, respectivamente. Os dois nomes figuram nas cabeças de todas as pesquisas.
PENA E PREOCUPAÇÃO — Ao dizer que “cada aborto é um sacrifício a satanás”, a prefeita de Tarauacá Maria Lucineia só está reproduzindo o puro suco da ignorância, que a maioria dos acreanos toma todo dia. Digno de pena. E preocupação.
NUNCA FOI ALVO — O procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos, Celso Jerônimo de Souza, do Ministério Público do Acre (MPAC), indeferiu o pedido do PCdoB sobre a recriação da Repac. Essa secretaria foi criada e recriada trocentas vezes, e nunca foi alvo de ação desse tipo.
NINGUÉM NUNCA VIU PROBLEMA — A justificativa da peça — e algo que vem sendo martelado nos bastidores — é que a secretaria faz parte de um acordo político visando eleições. Ora. Que engraçado. Nos governos passados, Angelim (Cidades) e Marcus Alexandre (Deracre), por exemplo, foram prefeitos eleitos literalmente usando pedaços do governo estadual. E ninguém nunca viu problema.
LIÇÃO — A deputada federal Socorro Neri (PP-AC) divulgou uma visita à secretaria da Mulher, comandada pela competente Mhárdia El-Shawwa. Socorro desempenha um papel fundamental principalmente na parte mais importante: destinando recursos. Que sirva de lição para outros parlamentares que dizem que lutam pelas mulheres, mas não destinam um tostão furado para o órgão que cuida delas.
20 MIL — É o número de novos eleitores no Acre, de acordo com dados divulgados pelo TRE. É muito voto. Proporcionalmente, é quase os votos de um deputado federal.
VALOROSO — Extremamente simbólico o governador Gladson Cameli convidar o presidente Lula para inauguração da Ponte da Sibéria, em Xapuri. Duvido que venha, mas o gesto é valoroso.
ESPERANDO O NOVO — Em Marechal Thaumaturgo, o prefeito Valdélio Furtado continua trabalhando. E crescendo nas pesquisas. Está no altar, esperando o noivo que atende pelo nome de Gladson Cameli.
NÃO VÊ — A novela mexicana no PSD ainda continua. O senador Petecão (PSD-AC), que preside a legenda, não vê necessidade de um representante da sigla na Aleac.
MAS O DUDU VÊ — Mas o deputado estadual Eduardo Ribeiro quer assumir o posto. E recorreu às normas da casa do povo. Petecão já até teve direito a tréplica. Onde aperta para pular direto para o fim da novela?
BATE-REBATE
– É interessante ver a capacidade de algumas pessoas de atrapalharem o governo (…)
– (…) Seria ainda mais interessante se essas pessoas percebessem que, sem governo, elas estariam no olho da rua.
– Falando em gente que aguarda algo ou alguém, como na nota de Marechal, a situação se repete em Cruzeiro do Sul (…)
– (…) Mas lá é o povo que aguarda Jessica Sales chegar (…)
– (…) Tem gente contando os minutos!
– Uma curiosidade: já parou para refletir que, quando nomes como Socorro Neri e Mara Rocha estavam postos à prefeitura, o percentual de indecisos era menor? (…)
– (…) Que coisa, né?
– Na pesquisa Delta de janeiro de 2023, a título de exemplo, esse percentual era de 15,5% (…)
– (…) Agora, o valor bate na casa dos 40%.
– Será que tem gente esperando algo?