O sétimo Grupo Reflexivo de Trânsito por meio da Central Integrada Alternativas Penais de Rio Branco – CIAP/RB deu início aos seus trabalhos na última sexta (14). A iniciativa desenvolve ciclos de palestras com pessoas em alternativas por delitos de trânsito. A primeira etapa, foi a palestra com as servidoras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rebeca de Abreu e Saliane Fraga.
A socióloga e servidora, Rebeca Abreu, ao finalizar sua palestra, compartilhou com o grupo seu depoimento, em decorrência de acidente no trânsito, no dia do seu aniversário de 20 anos, foi atropelada por um condutor embriagado, ficou gravemente ferida e perdeu uma das pernas, tendo que usar uma prótese.
A iniciativa é feita do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) em parceria com o Detran-AC. A “Palestra Segurança no Trânsito” falou da conscientização e a reflexão quanto ao delito cometido no trânsito.
De acordo com o Diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício:
“Com educação é possível transformar comportamentos e potencializar o desenvolvimento de valores e atitudes, construindo um trânsito mais humano e cidadão”, afirma.
A CIAP/RB, a Central já acompanhou 3.502, dessas 240 respondem por crimes de trânsito. 181 cumpridores participaram dos Grupos Reflexivos com aproveitamento de 100% positivo.