O Dia dos Namorados se aproxima e uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) mostra que ao menos 46% dos rio-branquenses têm a intenção de gastar na próxima quarta-feira (12).
A pesquisa foi feita por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac) no último dia 5, com 202 pessoas residentes na capital acreana. Para o levantamento, foram entrevistadas pessoas acima dos 16 anos e com potencial de consumo doméstico.
Segundo o estudo, quase metade dos entrevistados (49,5%) não tem essa intenção, já uma parcela de 4,5% não sabe ou não respondeu a pesquisa. Daqueles com desejo de gastos, 39,6% afirmaram que costumam pesquisar para comprar e 12,4% não expressam tal costume.
Dentre os entrevistados que manifestaram intenção de presentear, 17,3% mostraram o desejo de presentear com roupas. Os perfumes despertaram a preferência de 14,4% da população; seguidos por 6,9%, que devem comprar acessórios e; 3,5%, chocolates. A parcela subsequente tem intenções diversificadas, tais como calçados, relógio, óculos, flores, vinhos, ursos de pelúcia, Pix, celular, etc.
Da população com intenção de compras via internet para o Dia dos Namorados, 59,9% confirmaram essa possibilidade, e 40,1% dão preferência a compras em lojas. Quanto ao controle de gastos para a data, 29,7% admitiram preocupação, contra 23,3%, que não se preocuparam com esse aspecto. No mais, 47% não se manifestaram quanto a gastos alusivos à data por não ter interesse em presentear.
A pesquisa indica que 7,9% têm pretensão de até R$ 100; outra parcela, de 24,3% demonstrou desejo de gastos entre R$100 e R$ 200; e 11,9%, entre R$ 200 e R$ 4000.
Quanto às compras do Dia dos Namorados, 27,2% da população se mostra propensa a comprar no comércio do centro da cidade; e 17,8%, os shoppings. Outra parcela, de 1%, sinalizou a compra em comércio de bairros; 2% via internet; e 4,0%, que deve buscar outros locais.
Das 202 entrevistas, 53,5% são com pessoas do sexo feminino e 46,5%, do masculino. Desses, 16,3% são da faixa etária de 16 a 24 anos, 23,3% de 25 a 34 anos, 22,8% de 35 a 44 anos, 21,8% de 45 a 59 anos e 15,8% com 60 anos ou mais.
Os participantes da faixa etária de 16 a 44 anos representam 62,4% e a parcela com mais de 44 anos são proporcionais a 37,6%.