Pela primeira vez na história da NBA, dois jogadores franceses figuraram entre o top 5 das escolhas da Liga. Confirmando todas as apostas, Zaccharie Risacher foi o primeiro a ser selecionado no Draft da NBA de 2024, pelo Atlanta Hawks, e Alex Sarr foi o segundo nome da noite, para representar o Washington Wizards, reforçando a onda francesa que tem invadido as franquias nos últimos anos. Confira as escolhas da primeira rodada do Draft, nesta quarta-feira, a seguir.
Zaccharie Risacher
Filho do medalhista de prata de Sydney 2000, Stéphanie Risacher, Zaccharie nasceu em Málaga, na Espanha, mas cresceu em Lyon, na França. A escolha do ala marcou a primeira vez em que o Atlanta Hawks abriu o Draft da NBA, após terminar a temporada regular na 10ª posição da Conferência Leste. O atleta anotou uma média de 10.1 pontos, 3.8 rebotes, 0.9 assistência e 0.8 roubos em 22 minutos de jogo pelo JL Bourg. Com 19 anos e 2,08m de altura, o jogador tem uma média de 33,8% de aproveitamentos dos arremessos de três.
Alexandre Sarr
Com a segunda escolha da noite, o Washington Wizards também confirmou um francês para a equipe. Alex Sarr começou a jogar basquete aos quatro anos e chegou a representar o Real Madrid de 2019 a 2021. Com 2,16, o pivô francês chega à franquia sob a expectativa de ser um “segundo Wembanyama”. O jogador teve médias de 9.4 pontos, 4.3 rebotes e 1.5 tocos, em 17,3 minutos de jogo, pelo Perth Wildcats.
Na sequência, o Houston Rockets optou por ficar com Reed Sheppard. Já o San Antonio Spurs escolheu um dos maiores defensores de perímetro do Draft. Com apenas 19 anos, Stephon Castle é de Connecticut, e se destacou por sua capacidade defensiva e sua versatilidade. A franquia teve também a oitava escolha da noite, e elegeu o armador Rob Dillingham para a opção, MVP do Campeonato das Américas da FIBA.
Com a quinta escolha, o Detroit Pistons draftou Ron Holland II, que foi eleito jogador Gatorade de 2022/23, e jogou na G-League. O Charlotte Hornets também ficou com um atleta francês, o ala-pivô Tidjane Salaün. Donovan Clingan foi o sétimo nome chamado no Draft, pela decisão do Portland Trail Blazers. O grande campeão da NBA de 2023/24, Boston Celtics, encerrou a primeira rodada com Baylor Scheierman.
A segunda rodada do Draft da NBA será nesta quinta-feira, às 17h (de Brasília), com transmissão pela ESPN.
Ordem das escolhas do Draft da NBA 2024
- Atlanta Hawks – Zaccharie Risacher
- Washington Wizards – Alexandre Sarr
- Houston Rockets – Reed Sheppard
- San Antonio Spurs – Stephon Castle
- Detroit Pistons – Ron Holland II
- Charlotte Hornets – Tidjane Salaün
- Portland Trail Blazers – Donovan Clingan
- San Antonio Spurs – Rob Dillingham
- Memphis Grizzlies – Zach Edey
- Utah Jazz – Cody Williams
- Chicago Bulls – Matas Buzelis
- Oklahoma City Thunder – Nikola Topic
- Sacramento Kings – Devin Carter
- Portland Trail Blazers – Carlton Carrington
- Miami Heat – Kel’el Ware
- Philadelphia 76ers – Jared McCain
- Los Angeles Lakers – Dalton Knetch
- Orlando Magic – Tristan da Silva
- Toronto Raptors – Ja’Kobe Walter
- Cleveland Cavaliers – Jaylon Tyson
- New Orleans Pelicans – Yves Missi
- Phoenix Suns – DaRon Holmes II
- Milwaukee Bucks – AJ Johnson
- New York Knicks – Kyshawn George
- New York Knicks – Pacome Dadiet
- Washington Wizards – Dillon Jones
- Minnesota Timberwolves – Terrance Shannon Jr.
- Denver Nuggets – Ryan Dunn
- Utah Jazz – Isaiah Collier
- Boston Celtics – Baylor Scheierman