ContilNet Notícias

Ecoflores: Feira de Economia Solidária começa hoje e segue até domingo no Horto Florestal

Por Redação ContilNet

A nona edição da Ecoflores, Feira de Economia Solidária e Popular, teve seu pontapé inicial nesta quarta-feira (5), no Horto Florestal de Rio Branco. Com uma previsão de duração até domingo (9), o evento promete reunir uma diversidade de expositores e atrair visitantes tanto locais quanto internacionais.

Com 150 participantes provenientes de diferentes municípios do Acre, além de representantes do Peru e da Bolívia, a Ecoflores oferece uma variedade de produtos que incluem desde artesanato até alimentos, passando por jardinagem, cerâmica, brinquedos e muito mais.

9ª Feira Ecoflores se estende de quarta-feira a domingo no Horto Florestal, em Rio Branco/Foto: Alice Leão/Sete

Para os empreendedores participantes, como Mayda Saldanha, a feira representa uma oportunidade única de mostrar seus produtos e estabelecer contatos comerciais. A expectativa é alta não apenas em termos de vendas, mas também de visibilidade para seus trabalhos.

Jorge Melo, presidente da Coopermóveis e participante desde as primeiras edições da Ecoflores, destaca o impacto positivo do evento em suas vendas ao longo do ano. Ele enfatiza a importância de participar da feira, não apenas pela exposição dos produtos, mas também pela oportunidade de receber encomendas e expandir os negócios.

Em apoio à feira, a Sete organiza detalhes da estrutura do evento e dá apoio à participação de empreendedores. Além disso, nesta quinta-feira (6) a pasta promoverá uma oficina sobre o impacto ambiental de resíduos sólidos, a partir das 9h, no Horto Florestal.

Com entrada gratuita, a Ecoflores é uma oportunidade imperdível para conhecer e apoiar os empreendimentos da economia solidária e popular/Foto: Alice Leão/Sete

“Estamos muito felizes em sermos parceiros de um evento que proporciona essa troca de experiências culturais e a promoção de negócios entre os participantes da economia solidária e o público em geral, algo que é fundamental para o fortalecimento do segmento, tanto na nossa região, como nos países vizinhos que participam da feira. É muito bom ver esse ambiente de oportunidades em mais uma edição da EcoFlores”, disse a diretora de Empreendedorismo da Sete, Bianca Muniz.

Além do aspecto comercial, a Ecoflores também abriga discussões sobre sustentabilidade social, com seminários que exploram temas como Economia Solidária, Popular e Agricultura Familiar e ressaltam o potencial dessas políticas como alternativas viáveis para geração de emprego e renda, destacando o papel fundamental do associativismo e cooperativismo nesse contexto.

“Vamos falar um pouco da sustentabilidade, do fortalecimento das ações e políticas públicas e os empreendimentos que são os grandes protagonistas dessa festa. Então, estamos trazendo para a sociedade a importância da economia solidária, com a presença de empreendimentos de municípios do Baixo Acre e Alto Acre, e nossos países vizinhos, Peru e Bolívia. Convidamos todos para vir prestigiar”, disse o presidente da Unisol/AC, Carlos Omar da Silva.

Feira reúne empreendedores da Economia Solidária do Brasil, Peru e Bolívia/Foto: Alice Leão/Sete

A Ecoflores é fruto de uma parceria entre diversos órgãos e entidades, incluindo a Unisol Acre, o Sistema OCB/Sescoop Acre, entre outros, demonstrando o engajamento e o apoio de diferentes setores para promover o desenvolvimento sustentável e a valorização dos empreendimentos locais e regionais.

Com entrada gratuita, a Ecoflores é uma oportunidade imperdível para conhecer e apoiar os empreendimentos da economia solidária e popular, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Confira a programação da feira

Quarta-feira, 5 de junho

• 14h-18h: abertura da 9ª edição da Ecoflores, Feira da Economia Solidária e Popular do Acre
• 14h-18h: seminário internacional “Fortalecendo a economia solidária e popular, agricultura familiar como estratégia para o desenvolvimento sustentável”
• 18h: encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Quinta-feira, 6 de junho

• 9h-12h: Oficina “Impactos ambientais dos resíduos sólidos”, no Horto Florestal. Responsável: Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Sete)
• 14h: reunião interinstitucional no Auditório da OCB/Sescoop. Responsável: Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária do Ministério do Trabalho (Senaes/MTE)
• 14h30-18h: oficina “Compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo”, no Horto Florestal. Responsável: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia)
• 18h: encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Sexta-feira, 7 de junho

• 8h-12h: oficina temática da agricultura familiar e economia solidária, no Horto Florestal, com o tema “Explorando oportunidades: a contribuição do Ifac Transacreana para a comunidade através dos cursos e serviços”
Conab – Alessandra Ferraz Cavalcante – superintendente da Regional da Conab no Acre
Tema: programas e políticas públicas executadas pela Conab
Embrapa – Bruno Pena Carvalho, chefe geral da Embrapa
Tema : Tecnologias para a Agricultura Familiar
Ifac – Matsunaga Paulo de Oliveira Sekiguchi – professor da Área de Matemática e diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Ifac Campus Transacreana
• 18h Encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Sábado, 8 de junho

• 9h – 12h: oficina “Empreendedorismo e possibilidades de incubação”, no Horto Florestal. Responsável: professora Gabriela Cunha de Oliveira (Ifac)
• 18h: encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB)

Quarta-feira a domingo, 5 a 9 de junho

• 8h-18h – Secretaria Municipal de Educação
• Apresentação do Projeto Empreendedorismo (exposição da produção de hortaliças, plantas medicinais, reutilização de vasos para cultivo)
• Apresentação do projeto Saúde na Escola, com a equipe multidisciplinar e exposição dos equipamentos de primeiros-socorros disponibilizados para salvar vidas nas escolas
• Exposição de equipamentos tecnológicos: data-show, tela de projeção, estação de trabalho, tablets, notebooks, chromebooks
• Jogos Educativos em MDF para crianças com necessidades especiais
• 18h Encerramento com atividade cultural: Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Confira a galeria de Alice Leão/Sete:

Sair da versão mobile