Ícone do site ContilNet Notícias

Em Brasília, Funai recebe grupo de indígenas acreanos para discutir demarcação de terras

Por Vitor Paiva, ContilNet

As lideranças indígenas dos povos Kuntanawa, Huni Kuin, Ashaninka, Puyanawa, Nawa e Nukini, do estado do Acre, se reuniram com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), durante esta quarta-feira (19).

Durante o encontro, realizado na sede do órgão em Brasília, foram tratados diversos assuntos, entre eles a demarcação de terras, assim como a proteção e gestão territorial no Alto Juruá. A Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá (OPIRJ) foi a responsável pela convocação da reunião.

A presidente da instituição, Joenia Wapichana, juntamente com a diretora de Proteção Territorial, Janete Carvalho, e equipe técnica, abordaram pontos importantes dos pedidos e alguns entraves legais que precisam ser evitados.

A presidente da Funai enfatiza que é necessário ter atenção para não ferir leis, principalmente a Lei 14.701/2023/ Foto: Lohana Chaves/Funai

“A Funai está fazendo o seu papel, mas precisamos ter muito cuidado com alguns procedimentos para que seja possível avançar. Estamos atuando com cuidado para não ferir a legislação, mas ao mesmo tempo não prejudicar o que já foi feito”, destaca a presidente. 

Wapichana ainda enfatiza as atuações da Funai nesta gestão, que vem tentando apoiar da melhor maneira possível as causas trazidas pelos povos indígenas. “A Funai tem a orientação, junto às diretorias, para sempre se manifestar em favor dos povos indígenas. A gente atua pelos direitos dos povos indígenas”, finaliza.

Sair da versão mobile