As eleições municipais deste ano, que definirão os novos prefeitos e vereadores, acontecem no dia 6 de outubro, com isso os servidores que ocupam cargos comissionados deverão deixar seus cargos.
Acontece que a Legislação Eleitoral estabelece que os servidores públicos que irão concorrer às eleições devem se afastar de seus cargos no prazo mínimo de três meses antes do pleito.
Neste ano, o prazo vai até o dia 6 de julho, ou seja, daqui seis dias, até o próximo sábado. Em Rio Branco, a pré-candidata Gabriela Câmara já havia deixado a presidência do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). Ela foi exonerada no início de abril por ser ordenadora de despesa.
Em seguida foi nomeada para exercer cargo em comissão do Grupo de Natureza Especial da Administração Indireta do Poder Executivo, também no Iteracre, e exonerada na última quinta-feira (27).
O ex-diretor presidente da Fundação Hospital do Acre, João Paulo Silva, que deixou o cargo, também deverá ser exonerado nesta semana. Atualmente ele está nomeado na Casa Civil.
Pela prefeitura de Rio Branco, alguns importantes nomes de confiança do prefeito Tião Bocalom, e que comandavam secretarias também foram afastados e nomeados em outras funções. São eles: Joabe Lira, da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMMCI), Sheila Andrade, da Secretaria Municipal de Saúde (Seme) e o tentente-coronel Cláudio Falcão, que ocupa atualmente o cargo de diretor de Administração de Desastres da Defesa Civil em Rio Branco.
Ainda nesta semana, deve ser exonerada a professora e pré-candidata Rila Freze, que atualmente ocupa o cargo de diretora dos Direitos Humanos na prefeitura.
Outra pessoa que deve ser exonerada é Maria Magri, pré-candidata e que ocupa o cargo de diretora de planejamento da Secretaria de Assistência Social.
Veja outras datas importantes
Convenções partidárias e registros de candidatura
De 20 de julho a 5 de agosto, partidos e federações poderão realizar convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.
Propaganda eleitoral
O dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.
Horário eleitoral gratuito
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV vai de 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.