“Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco até o be-a-bá
Em todos os desenhos coloridos vou estar
A casa, a montanha, duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel…”
A canção do álbum Casa de Brinquedo, lançado no ano de 1983 pelo violonista e compositor Toquinho, remete à memória da nossa infância e adolescência, entrecruzando o tempo e as fronteiras entre a inocência e descobertas de caminhos que nos conduzirão a muitos destinos, significando e ressignificando nossos pensamentos e sentimentos.
A poesia de Toquinho, tal qual a canção Aquarela, do poeta Vinícius de Moraes, nos leva à reflexão sobre a arte da imaginação e, nesta sexta-feira (14), traduziu a força da escrita criativa de dezenas de estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Júlio Mattioli, durante a cerimônia de premiação dos livretos da disciplina Pós-médio, um instrumento literário desenvolvido por meio da união entre professores e coordenadores para estimular a leitura e a textualidade e vários aspectos lúdicos da linguagem entre jovens do município de Sena Madureira.
A ideia surgiu como proposta de atividade de pesquisa com a temática sobre os itinerários para uma carreira militar, para além das continências. Assim, os estudantes apresentaram seus conhecimentos acerca das Forças Armadas e suas modalidades, no caso Aeronáutica, Exército e Marinha. Foram produzidos 48 livretos, impressos no próprio município de Sena Madureira.
“Nós estamos muito felizes pelos alunos terem alcançado seu objeto de conhecimento, uma vez que eles foram bastante criativos. Todos eles produziram livretos sob o gênero literário de livretos informativos. Estamos muito agradecidos por esses frutos que estamos vendo nesta noite. Vimos alunos empenhados em fazer o seu melhor, e dessa maneira demonstrando dedicação e compromisso com suas atividades estudantis e culturais”, disse a professora Regiane Estevam.
A disciplina Pós-médio faz parte da grade curricular do novo Ensino Médio, exigindo proatividade e criatividade tanto para professores quanto para alunos. Para pesquisa acerca das forças armadas brasileiras houve vários diálogos e planejamento da coordenadora pedagógica, Danielle Milanin, o coordenador de Ensino, José Antônio Pinheiro, e das professoras da disciplina de Pós-médio, Jozivanda da Silva Pessôa, Alissandra Bandeira da Silva Dantas, Regiane Estevam de Souza e Maria Aparecida Bispo da Silva Barbosa, além de palestras de profissionais de vários segmentos da sociedade.
O professor Islan Sampaio, gestor da Escola Dom Júlio Mattioli, foi um dos incentivadores do concurso e conseguiu a premiação para os três primeiros colocados. Já a premiação da aluna Isabelly Lima resultou da parceria entre os demais professores para homenagear a talentosa adolescente.
Premiação de alunos reuniu professores e escritores de Sena Madureira
A cerimônia de premiação dos livretos da disciplina Pós-médio reuniu vários professores e escritores, em sua maioria profissionais nascidos no município de Sena Madureira. Entre os escritores estavam a professora, mestre e escritora Mikelce Souza, autora do livro “Quando as palavras assombram”. O Frei Jeremias André Maria Mugabe, autor da obra “A ordem dos servos de Maria em Moçambique”. Também participou da noite memorável o professor Marcos Sampaio, um dos mais renomados e carismáticos educadores e gestores de Sena Madureira.
Igualmente aos demais, emocionada, a jornalista e escritora, também nascida no Vale do Purus, Silvania Pinheiro Diniz, autora do livro “Discurso midiático sobre o indígena na cidade”, também participou do evento e discorreu sobre sua dissertação de mestrado, que abordou a temática acerca da etnia Jaminawa que habita nas ruas de Sena Madureira há mais de uma década.
A estudante do 3° G, a cadeirante Isabelly Lima de Souza, foi homenageada pelo trabalho de arte “Os itinerários para uma carreira militar – História da Aeronáutica”. Isabelly recebe atendimento pedagógico domiciliar devido à sua condição de saúde física, e para participar da atividade contou com o apoio constante da mãe, Raimunda Nonata Silva de Lima, e da professora de Atendimento Pedagógico Domiciliar (APD), Vanderleya Oliveira Freire.
Os alunos do 3° E, Rian Almeida, Renata Lucélia, Vanessa Pessoa, Kananda Freire, Jocicleide da Silva e Yasmin Gomes, venceram o campeonato literário ao conquistarem o primeiro lugar com o livreto sobre a história da Marinha Brasileira, intitulado Força, tradição e comprometimento: A Marinha Brasileira.
O segundo lugar foi conquistado pelos alunos do 2° A, Emilayne Grazielly, Allana Araújo, Ana Karollyna, Isaías Neto e Wesley Davi, com o tema sobre a Marinha Brasileira. Os alunos Gabriel Barreto, João Lucas, Kauã Freire, Tathielly Silva, Lucas Sória e Raissa Silva, do 3° G conquistaram o terceiro lugar, com o trabalho acerca da Aeronáutica.
O site ContiNet Notícias apoiou o evento, recebendo os agradecimentos em nome da jornalista e proprietária do portal, Wania Pinheiro.
O QUE É A DISCIPLINA PÓS-MÉDIO
Ao chegar no 3º ano do Ensino Médio, os jovens vivem o momento de consolidação de algumas decisões construídas e amadurecidas ao longo de uma importantíssima tarefa: a elaboração do seu Projeto de Vida.
São muitas reflexões sobre qual caminho tomar para a sua formação profissional e suas decisões se tornam tão mais complexas quanto menos eles forem apoiados e tenham dedicado tempo e atenção ao planejamento do seu Projeto de Vida.
Veja o vídeo:
[fvplayer id=”1759″]
Esse não é um momento simples, e tampouco as escolhas se constituem de decisões a serem tomadas em função de apenas uma variável ou referência.
Mais do que nunca o apoio dos professores se torna essencial nesse momento diante da missão de acompanhá-los nessa reflexão e decisão, apoiando-os na construção do seu próprio marco lógico e levando-os a pensar sobre o fato de que talvez adorem alguma área da atividade humana (paixão) e até sejam bons nessa área (talento), mas também precisam considerar formas de prover seu autossustento (necessidade).
Por outro lado, não é recomendável limitá-los a uma reflexão que os leve a vislumbrar uma profissão que remunere bem (necessidade), mas que não lhes traga felicidade (paixão) ou não explore seus dotes (talento).
Há muitas variáveis a considerar, conflitos a compor o natural cenário de expectativa e ansiedade e um conjunto importante de questões sobre as quais o estudante ainda se debruçará para refletir de forma a confirmar seus sonhos e, principalmente, ter clareza quanto às condições de materializá-los.
Durante seu processo de escolarização, o jovem deverá ter se apropriado de uma série de conhecimentos e informações, mas não apenas de natureza acadêmica. Há outra dimensão igualmente importante para sua tomada de decisão, que se refere à compreensão das relações dinâmicas do mundo produtivo e das muitas possibilidades que ele tem diante de si.
Essa preparação encontra-se na Parte Diversificada do Currículo como parte das estratégias da Escola da Escolha para apoiar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio naquilo que é o seu foco, seja o ingresso na universidade ou a inserção no mundo do trabalho ou outra área do campo produtivo, numa ação que complemente a sua formação de orientação acadêmica.
Na Preparação Pós-Médio, os professores elaboram a cada semana os Aulões dos componentes curriculares, integrando as disciplinas de modo a favorecer a compreensão dos estudantes no marco lógico-conceitual adotado pelas avaliações utilizadas pelo ENEM.
E uma vez a cada mês, destinam 2h da carga horária à aplicação do material elaborado intitulado Pós-Médio: Um Mundo de Possibilidades, onde consta um conjunto de referências, informações e orientações fundamentais para a conclusão do processo de apoio ao Projeto de Vida iniciado no 1º ano. Esse conteúdo deve ser trabalhado desde diferentes perspectivas, que incluem não só a expectativa de inserção no mundo do trabalho, mas a consideração de múltiplas oportunidades de atuação produtiva que podem variar no tempo, de acordo com as trajetórias, os desejos e as possibilidades de cada estudante tendo em vista aquilo que foi planejado no seu Projeto de Vida.
(Fonte: Instituto de Corresponsabilidade pela Educação)