ContilNet Notícias

“Espaço de inspiração e reconexão”, diz família de Chico Mendes em reabertura de memorial

Por Vitor Paiva, ContilNet

Durante o evento de reabertura do Memorial Chico Mendes, localizado dentro do parque homônimo, realizado na manhã desta sexta-feira (7) , parentes do Chico Mendes e representantes do instituto que leva seu nome ressaltaram a importância de manterem as memorias do ambientalista viva.

“Hoje é um dia muito especial, esse lugar serve não só como um espaço para pre servar a memória de meu pai, mas também um espaço de inspiração para dar continuidade aos seus ideais e sua luta, ainda mais com o memorial fazendo parte da semana do meio ambiente”, disse Sandino Mendes

A neta do ambientalista, Angélica Mendes, também falou sobre a importância de seu avô na luta pelo meio ambiente ao redor do mundo, assim como a participação de todos nas ações em prol da natureza.

O memorial estava fechado desde 2021/Foto: ContilNet

A gente precisa que essa história continue sendo contada. Ele é muito reconhecido internacionalmente por essa luta tão importante, que hoje vemos a importância reforçada por essa crise climática que estamos vivendo”, diz.

Ela reforça ainda que é necessário que as pessoas se vejam pertencentes a esses espaços e causas, para contribuírem cada vez mais com a causa ambiental.

“Precisamos retomar essa conexão com as nossas raízes. Nós somos amazônidas, nós somos Amazônia. Nós somos o presente e nós somos o futuro. Nós somos parte dessa história, nós estamos aqui todos os dias lutando pela sobrevivência dessa floresta“, encerra.

A neta de Chico ressalta a importância de se sentirem pertencentes a este espaço/ Foto: ContilNet

Uma representante do comitê Chico Mendes, Carla Martins, também esteve presente no evento e falou sobre o comprometimento dos governos com o meio ambiente.

“É uma resposta da natureza, sobre a forma como nós temos tratado ela. Os eventos catastróficos, eles aumentarão se nós não fizermos nada, se não dermos conta de cuidar de espaços como esse, onde as pessoas se reconectam com a natureza”, encerra ela.

Sair da versão mobile