Os moradores de Sena Madureira que foram diagnosticados com hepatite B precisam fazer o exame da hepatite delta, forma mais agressiva da doença. Isso porque, a hepatite delta só se manifesta em pessoas que contraíram a B. A coleta desse exame, no entanto, não vinha sendo realizada em Sena desde 2015 e os pacientes eram obrigados a se destacar para Rio Branco tendo despesas com passagens e alimentação.
Recentemente essa realidade mudou. A coleta voltou a ser feita em Sena Madureira, precisamente no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que fica na unidade de saúde Maria das Dores, bairro do Bosque. “É com muita satisfação que a gente apresenta hoje essa notícia. A coleta está sendo feita no SAE e enviada para o laboratório Charles Merieux, na Fundação Hospitalar, em Rio Branco. Trata-se de um passo importante porque há quase 10 anos não tínhamos esse serviço em nossa cidade”, destacou o médico infectologista Alan Areal.
Apesar de ser considerada a forma mais agressiva das hepatites virais, a hepatite Delta tem tratamento, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental.
Semanalmente o Dr. Alan Areal realiza atendimentos em Sena Madureira com pacientes com hepatites. Segundo ele, o maior número de casos diz respeito a pacientes com hepatite B.