17 de junho de 2024

Familiares de Chico Mendes acionam Justiça e impedem Globo de reprisar minissérie sobre o Acre

A trama foi criada pela autora Glória Perez, que também é acreana e foi dividida em três fases

A Rede Globo de Televisão ficou impedida de reprisar a minissérie ‘Amazônia: de Galvez a Chico Mendes’, gravada em 2007 no Acre, após um processo iniciado ainda em 2013. A informação foi revelada pelo site TV História, nesta segunda-feira (10).

Giovanna Antonelli em Amazônia – De Galvez a Chico Mendes, 2007. João Miguel Júnior/Globo — Foto: Globo

A impossibilidade se deu a partir de uma briga judicial envolvendo os familiares de Chico Mendes, líder seringueiro que é retratado na obra.

A viúva e os filhos do seringueiro alegaram que a emissora não tinha o direito de usar a imagem do ambientalista.

A trama foi criada pela autora Glória Perez, que também é acreana e foi dividida em três fases. Em seu elenco, haviam nomes como José Wilker, Alexandre Borges, Cássio Gabus Mendes, Giovana Antonelli e Cristiane Torloni.

A autora, no início deste ano, já havia falado sobre a impossibilidade da minissérie ser disponibilizada no catálogo do Globoplay. Glória também trouxe à tona a disputa judicial envolvendo a família de Chico e propôs uma solução.

“O problema está na terceira fase. A série poderia terminar na segunda, com a conquista do Acre, sem nenhum prejuízo”, escreveu a autora no seu perfil no X/Twitter.

Em 2013, a emissora chegou até a anunciar a reprise no Canal Viva, que faz parte do grupo global. Porém, de acordo com o site UOL, pouco tempo depois, no processo, a Justiça decidiu que a Globo pagasse 1% dos lucros provenientes da produção para a família de Chico Mendes e 0,5% para a família do seringueiro Wilson Pinheiro. A decisão foi da juíza Ivete Tabalipa.

Veja galeria de fotos das cenas da minissérie, registradas pelos fotógrafos João Miguel Júnior, Marcio de Souza, Rafael França e Renato Rocha Miranda, da TV Globo:

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost