ContilNet Notícias

Fenol para peeling não pode ser vendido na internet, diz Anvisa

Por Metrópoles

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou estar adotando ações para a retirada de anúncios irregulares de venda de fenol na internet. Um jovem de 27 anos morreu na segunda-feira (3) após a aplicação de um peeling com o produto, em uma clínica na zona sul de São Paulo. A defesa da influencer Natalia Becker, responsável pelo procedimento, disse que o fenol utilizado está disponível para venda em grandes sites de market place.

A reportagem verificou, nesta quinta-feira (6/6), que um dos sites que fazia a comercialização do produto, o Shopee, tirou os links do ar. Já o Mercado Livre, ainda disponibilizava a venda de fenol em seu site.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Anvisa informou que “entende-se que o fenol é um produto sujeito à vigilância sanitária, e que o seu uso para finalidade estética (peeling) é profissional. Portanto o produto não pode ser comercializado pela internet”.

“[Natalia] diz que no treinamento que ela teve, nesse curso, foi instruída que poderia utilizar [o fenol]”, afirmou o delegado. A Polícia pretende ouvir a farmacêutica responsável pelo curso nas investigações.

O Metrópoles procurou as empresas Shopee e Mercado Livre sobre a comercialização de fenol em seus sites e aguarda posicionamento.

Sair da versão mobile