Gonzaga visita Cusco, conhece práticas de produção e debate comércio bilateral

A visita de Gonzaga ao Peru visa consolidar a cooperação e abrir novos caminhos para o livre comércio entre os dois países

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, participou no domingo (23) e nesta segunda-feira (23) de importantes agendas na cidade de Cusco, no Peru, para tratar das relações comerciais entre os dois países vizinhos.

Gonzaga recebeu o convite do prefeito de Cusco, Luís Beltran, para visitar a cidade e participar das festividades do Dia do Sol, uma data especial para o povo que mantém viva a cultura Inca. O presidente da Aleac aproveitou a estadia em Cusco para visitar produtores rurais da região e debater com os secretários de Turismo e Agricultura da cidade estratégias para estreitar os laços comerciais entre Acre e Cusco.

Gonzaga ressaltou a importância da integração comercial entre Brasil e Peru e destacou que tanto o Acre quanto Cusco têm um grande potencial que pode gerar desenvolvimento para as duas regiões.

“Este é um sonho, tanto do lado brasileiro como do governo peruano. Temos um potencial muito grande nesse comércio bilateral, tanto bom para o Brasil como será bom também para o Peru. Nós estamos trabalhando para que esse comércio realmente cresça e se fortaleça”, disse Gonzaga.

Durante reunião com o secretário de Turismo de Cusco, Saul Caipane, e o secretário de Agricultura, Armando Yucra, o deputado Gonzaga debateu sobre o intercâmbio comercial entre os dois países.

“Com grande alegria e esperança por dias melhores para o nosso estado do Acre, participei de uma reunião na sede do governo estadual de Cusco. Discutimos o comércio bilateral, a situação alfandegária, a importância do fortalecimento do turismo e o corredor interoceânico. Após a inauguração do porto de Chancay em Lima, estreitaremos ainda mais parcerias para as exportações de produtos acreanos”, disse.

Durante as agenda na cidade peruana, Gonzaga aproveitou para convidar o governo de Cusco a participar do Fórum de Governadores Andinos, que acontecerá nos dias 11 e 12 em Cruzeiro do Sul, com a participação do nosso Governador Gladson Cameli e demais autoridades competentes.

Participaram das agendas em Cusco o presidente Luiz Gonzaga, a deputada Maria Antônia, o secretário de Agricultura do Acre, Luiz Tchê, o presidente da OCB/AC, Valdomiro Rocha, o superintendente do Mapa
Paulo Trindade, o comandante Geral da PM/AC, Luciano Dias, Alejandro Salinas, Diretor Comercial do Grupo PerBra Holding, e o presidente do Fórum do Turismo do Acre, Thiago Higino.

Durante a visita, Gonzaga e sua comitiva, composta por importantes figuras como o secretário de agricultura Tchê, o superintendente do Mapa Paulo Trindade, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre Valdemiro Rocha, entre outros empresários, visitaram agricultores peruanos para conhecer suas práticas de cultivo e produção de hortifruti.

Luiz Gonzaga, presidente da Assembleia Legislativa do Acre, ressaltou a importância da integração comercial entre Brasil e Peru: “Este é um sonho, tanto do lado brasileiro como do governo peruano. Temos um potencial muito grande nesse comércio bilateral, tanto bom para o Brasil como será bom também para o Peru. Nós estamos trabalhando para que esse comércio realmente cresça e se fortaleça”.

A visita de Gonzaga ao Peru visa consolidar a cooperação e abrir novos caminhos para o livre comércio entre os dois países. A expectativa é de que, até o final do ano, haja voos diretos entre Cusco e Rio Branco, e entre Pucalpa e Cruzeiro do Sul, facilitando ainda mais o intercâmbio comercial e cultural.

Alberto Valcarcel, presidente da Associação de Produtores do Vale Sagrado dos Incas, destacou a importância da visita em um discurso de boas-vindas: “Quero saudar e dar as boas-vindas a todas as nossas autoridades, alguns irmãos do Acre, empresários. Este é Urubamba, o Vale Sagrado dos Incas. Hoje estamos em um processo que começou há dois anos, quando fui prefeito. Houve a possibilidade de assinar um convênio com a empresa Pebra Andino do Brasil e com outros empresários que participaram em três oportunidades nas feiras aqui na Expo Urubamba. Nós também participamos na Expo Acre em duas ocasiões, a última vez já como associação e não como prefeito”.

Valcarcel destacou que a presença de Gonzaga é crucial para fortalecer as relações políticas entre o Brasil e o Peru, facilitando o trabalho das empresas e associações: “Hoje em dia, a burocracia no Peru e no mundo impede o avanço devido à falta de entendimento entre os países para levar adiante esses processos de exportação. Nesse sentido, é fundamental que as autoridades do Peru também estejam presentes no evento para dialogar e garantir que este processo de exportação se concretize o mais rápido possível”.

Valdemiro Rocha, presidente da OCB AC, também comentou sobre a visita: “É um prazer imenso estar aqui representando a Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre e também a Organização das Cooperativas Brasileiras em termos de Brasil. Nós somos uma organização que temos 20 milhões de cooperados no Brasil, atuamos em todas as áreas da atividade econômica no Brasil e para nós é muito importante estar aqui porque queremos colaborar com o governo estadual e federal para intensificar as relações comerciais, culturais entre o Acre e o Peru”.

O esforço conjunto das autoridades e empresários do Acre e do Peru promete dar continuidade a este processo de integração, beneficiando ambos os lados e fortalecendo as relações bilaterais.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost