O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, negar o recurso do PSDB contra a diplomação de Jaime Bagattoli como senador da República.
Os tucanos alegavam irregularidades e abuso do poder econômico na campanha de Bagattoli. No entanto, a pretensão foi derrotada inicialmente no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e, agora, no TSE, última instância.
A decisão da última sexta-feira (14), de todos os ministros, seguiu o relator, Raul Araujo Filho, que destacou a falta de elementos sólidos na ação. Votaram com o relator os ministros Floriano Marques, André Ramos Tavares, Nunes Marques, Isabel Galotti, André Mendonça e a presidente do tribunal, ministra Carmen Lúcia.
O processo se arrastava nos tribunais desde a eleição de 2022, quando Bagattoli venceu a disputa pela única vaga ao Senado em Rondônia.
Ao comentar o assunto ao jornal Extra de Rondônia, Bagattoli disse que considerou a decisão justa e que venceu a eleição de forma limpa e transparente, “pela vontade do povo de Rondônia”.