Os fãs dos jogos de solução de crimes podem recorrer à inteligência artificial (IA) para brincar de detetives na web. Com o desenvolvimento de chatbots especializados, surgem também sites e aplicativos que tornam os games mais personalizáveis. Algumas plataformas, como o Solve the Murders e o RPG Crime Case Files, por exemplo, permitem que o usuário converse com suspeitos e policiais em busca de pistas para solucionar problemas. É possível ainda jogar com plataformas como o ChatGPT ou Gemini Google utilizando comandos para gerar os desafios. A seguir, confira 5 plataformas de IA para se divertir com jogos de investigação criminal.
1. Solve the Murders
Solve the Murders (solvethemurders.com) é um jogo inspirado em um modelo de linguagem similar ao do ChatGPT, no qual o usuário assume o papel de detetive. O objetivo é desvendar mistérios de homicídios, interagindo com bots gerados por inteligência artificial. O game começa com uma lista de informações sobre o crime e, na sequência, o jogador deve fazer perguntas aos suspeitos e aos policiais. Como os suspeitos podem mentir, é preciso avançar na investigação e descobrir as contradições nos depoimentos.
Cada fato novo descoberto adiciona pontos, que podem ser usados para desbloquear outras funcionalidades do jogo. Os pontos acumulados podem ser trocados por ações como verificar álibis, examinar registros, investigar cenas do crime e seguir suspeitos. Também é possível utilizar os pontos para obter pistas extras. Para começar a jogar, é necessário realizar um cadastro simples e gratuito. O game funciona em inglês, mas é possível traduzir a página da web para utilizá-lo no idioma desejado.
2. Mystery-o-Matic
O jogo Mystery-o-Matic (mystery-o-matic.com) gera um novo mistério de assassinato diariamente, utilizando algoritmos de aprendizado de máquina. Quatro personagens participam da história, sendo um deles a vítima. Os suspeitos transitam entre diferentes cômodos e meios de transporte em diversos horários, cabendo ao investigador analisar essas informações para chegar a uma conclusão.
Além disso, o detetive tem acesso a depoimentos dos três suspeitos ou a informações descobertas pela polícia. Vale lembrar que os investigados podem omitir informações em seus depoimentos. O jogador deve utilizar o caderno do investigador integrado à plataforma para determinar quem estava em qual cômodo e se a arma estava acessível no momento. O Mystery-o-Matic conta com versões em inglês, espanhol e catalão, mas é possível traduzir a página da web para jogá-lo em outros idiomas.
3. Murdle
O escritor de mistério de Hollywood, GT Karber, oferece um novo quebra-cabeça de assassinato todos os dias em seu site Murdle (murdle.com). O game segue um sistema semelhante ao da plataforma Mystery-o-Matic, apresentando suspeitos, locais dos crimes e as armas utilizadas. Os mistérios aumentam em dificuldade ao longo da semana, iniciando às segundas-feiras, com problemas mais simples, até domingo, quando o detetive deve demonstrar mais habilidades. O jogador recebe uma série de pistas e evidências e deve identificar o assassino, o método utilizado e o local do crime.
O usuário ainda pode se cadastrar no Clube de Detetives, uma sociedade secreta de investigação, para resolver crimes em conjunto. Para ter acesso, basta informar um endereço de e-mail. A página está em inglês, mas é possível traduzi-la para outros idiomas. Segundo o site Make Use Of, o Murdle já inspirou três livros de mistérios de assassinatos, escritos por Karber e gerados por “Moriarty”, algoritmo capaz de planejar um milhão de assassinatos por minuto. O nome da tecnologia é uma referência ao maior inimigo do famoso detetive Sherlock Holmes.
4. Crime Case Files
O RPG Crime Case Files (flowgpt.com/chat/detective-rpg) oferece uma experiência imersiva para desvendar crimes e solucionar mistérios. A história pode ser ambientada em qualquer período entre 1975 e 2015, conforme a preferência do usuário. O game conta com um cenário realista e exige habilidades de investigação, dedução e solução de problemas.
Para resolver o mistério, os jogadores precisam coletar pistas, entrevistar suspeitos e analisar evidências. O jogo oferece diversas ferramentas para auxiliar na investigação, como o mapa da cidade, um banco de dados de personagens e um sistema de inventário. Além disso, os jogadores podem personalizar a experiência de jogo escolhendo entre diferentes níveis de dificuldade e regras adicionais. O game está disponível em inglês, sendo possível traduzir a página da web para outros idiomas.
5. ChatGPT e Gemini
Chatbots de IA, como o ChatGPT e o Gemini Google, também podem ser utilizados para criar games de investigação criminal. Ainda que não sejam especializadas em jogos, as ferramentas podem se adaptar às demandas do usuário e gerar mistérios a serem desvendados. É possível encontrar sugestões de comandos na web, como em fóruns do Reddit, por exemplo. Há ainda outras plataformas de IA para interagir com personagens em jogos, conversas e criação de histórias, como o Venus Chub, o Janitor AI e o Hi Waifu.