Longo propõe e Aleac realiza audiência para debater ações contra cheias e secas no Acre

Deputado Pedro Longo lidera iniciativa para planejar soluções estruturais e mitigar impactos ambientais no estado

A pedido do deputado Pedro Longo, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou nesta quinta-feira (20) uma audiência pública para discutir soluções e possíveis obras estruturais para reduzir o impacto e prejuízos ocasionados pelas alagações e secas que o Acre está enfrentando cada vez com mais intensidade, como a cheia do início deste ano que atingiu 80% dos municípios.

Longo afirmou que “precisamos de ações concretas e planejamento a longo prazo para evitar a repetição dessas tragédias ou pelo menos minorar seus efeitos, com coordenação das iniciativas entre os entes federal, estadual e municipais”.

Assembleia Legislativa do Acre realiza audiência pública para discutir soluções contra os impactos das enchentes e estiagens no estado/Foto: Ascom

Dentre os assuntos abordados na Audiência, foram mencionados a possibilidade de represamento de parte das águas do rio Acre, recuperação de matas ciliares, construção de reservatórios de água para o período de seca e dragagem dos rios e igarapés, além, de um reforço na política habitacional com a construção de moradias dignas para os moradores de áreas sujeitas à alagação.

Para o deputado, “não é mais possível depender apenas de medidas paliativas que se repetem todos os anos sem realmente enfrentar o problema, que realmente é complexo, de forma mais efetiva e definitiva”.

Deputado Pedro Longo enfatiza a necessidade de ações estratégicas para enfrentar cheias e secas no Acre/Foto: Ascom

Na oportunidade, foram ouvidos estudiosos, representantes das áreas governamentais, órgãos ambientais, Ministério Público e representantes da comunidade, além de ter sido apresentado um estudo recente encomendado pelo Governo do Estado e pela Secretaria de Habitação e Urbanismo, cujas conclusões estão sendo analisadas pelo diversos órgãos envolvidos.

Dentre os encaminhamentos sugeridos está o de criar uma Comissão permanente na Aleac para coordenar os debates e induzir ações coordenadas entre as esferas federal, estadual e municipal, buscando fazer com que as ações não sofram interrupções pelas mudanças de gestores que periodicamente ocorrem em razão das eleições.

Ao final, Pedro Longo ressaltou que o evento é apenas o início desta discussão, e que a Assembleia a partir de agora irá permanecer atenta para que os compromissos assumidos tenham continuidade.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost