O Governo Federal vai destinar para o estado do Acre, verba no valor de R$ 50 milhões, que será usada na compra de equipamentos novos e readequação do espaço físico da Fundação Hospital do Acre (Fundhacre), que será transformada em hospital universitário sob a gerência da Ebserh.
A ação acontece em parceria do Governo do Acre com a Universidade Federal do Acre. Esse é o primeiro Hospital Universitário do estado, que deve ficar sob administração conjunta da empresa pública e Ufac durante 20 anos.
Em anúncio feito na manhã desta segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, ainda, que deve destinar, ao todo, R$ 5,5 bilhões em recursos do Ministério da Educação (MEC), para a construção de dez novos campi de universidades e oito novos hospitais universitários em todo o país, incluindo o Acre.
A transferência de gerência da Fundhacre ainda está sendo negociada entre Governo do Estado, Governo Federal e Ufac. Os serviços já ofertados pela unidade não devem ser prejudicados caso seja efetivada a parceria.
Atualmente com dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), seis leitos semi-intensivos e 219 leitos de internação distribuídos, além de uma área de 106 mil metros quadrados, a Fundhacre é o maior complexo hospitalar do estado e a principal referência do Acre na realização de cirurgias eletivas e consultas médicas especializadas.