A conta de luz terá um acréscimo de R$1,88 a cada 100 kWh consumidos em julho, devido à ativação da bandeira tarifária amarela, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A agência atribui a tarifa extra à previsão de chuvas abaixo da média e ao aumento esperado no consumo de energia, conforme alerta publicado na sexta-feira (28).
A previsão de pouca chuva e temperaturas elevadas no país está elevando os custos de operação das hidrelétricas. Por isso, é necessário utilizar mais usinas termelétricas, que são mais caras de operar.
Bandeiras
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.
As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.