Menino de quatro anos morre com pneumonia; procura por vacinação ainda é baixa

Kauan fez quatro anos no último domingo, dia 26 de maio. Ele será sepultado neste sábado (1)

Mais uma criança morreu vítima de pneumonia no Acre. Apesar dos esforços da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em combater a doença e reduzir os impactos nas unidades de saúde pública, Kauan Bezerra da Silva, de apenas 4 anos, faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após 11 dias internado no Hospital da Criança, em Rio Branco.

A criança passou 11 dias internada no Hospital da Criança/ Foto: Arquivo Pessoal

Kauan fez quatro anos no último domingo, dia 26 de maio. Ele será sepultado neste sábado (1).

A Sesacre já havia divulgado uma nota que reforçou a importância da vacinação contra pneumonia em recém-nascidos. A vacina Pneumocócica 10-valente conjugada (VPC-10), foi incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) há 14 anos, e segue disponível no Acre para todas as crianças de até um ano.

A Sesacre afirmou que há um grande estoque da vacina no Acre, porém, a procura tem sido abaixo do estimado. Para se ter ideia, no ano de 2023, apenas 79,51% do público-alvo foi vacinado com a Pneumo10 em todo o Estado.

Além disso, a secretaria também publicou um decreto de situação de emergência em saúde pública, publicado no Diário Oficial do Acre.

VEJA MAIS: Governo decreta situação de emergência no Acre por conta dos casos de SRAG e superlotação de UTIs

“A medida é uma exigência do Ministério da Saúde para garantir recursos extras. Estamos preparando o sistema de saúde para possíveis necessidades futuras, como a abertura de novos leitos e contratação de pessoal”, disse Pascoal.

Com uma vigência de 90 dias, o decreto foi uma medida utilizada para garantir que o sistema de saúde do Acre estivesse preparado para lidar com o aumento da demanda e proteger a população. A Sesacre pede ainda que mesmo com todos os esforços, a população precisa tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença.

PUBLICIDADE