ContilNet Notícias

Menino de quatro anos morre com pneumonia; procura por vacinação ainda é baixa

Por Redação ContilNet

Mais uma criança morreu vítima de pneumonia no Acre. Apesar dos esforços da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) em combater a doença e reduzir os impactos nas unidades de saúde pública, Kauan Bezerra da Silva, de apenas 4 anos, faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após 11 dias internado no Hospital da Criança, em Rio Branco.

A criança passou 11 dias internada no Hospital da Criança/ Foto: Arquivo Pessoal

Kauan fez quatro anos no último domingo, dia 26 de maio. Ele será sepultado neste sábado (1).

A Sesacre já havia divulgado uma nota que reforçou a importância da vacinação contra pneumonia em recém-nascidos. A vacina Pneumocócica 10-valente conjugada (VPC-10), foi incluída no Programa Nacional de Imunizações (PNI) há 14 anos, e segue disponível no Acre para todas as crianças de até um ano.

A Sesacre afirmou que há um grande estoque da vacina no Acre, porém, a procura tem sido abaixo do estimado. Para se ter ideia, no ano de 2023, apenas 79,51% do público-alvo foi vacinado com a Pneumo10 em todo o Estado.

Além disso, a secretaria também publicou um decreto de situação de emergência em saúde pública, publicado no Diário Oficial do Acre.

VEJA MAIS: Governo decreta situação de emergência no Acre por conta dos casos de SRAG e superlotação de UTIs

“A medida é uma exigência do Ministério da Saúde para garantir recursos extras. Estamos preparando o sistema de saúde para possíveis necessidades futuras, como a abertura de novos leitos e contratação de pessoal”, disse Pascoal.

Com uma vigência de 90 dias, o decreto foi uma medida utilizada para garantir que o sistema de saúde do Acre estivesse preparado para lidar com o aumento da demanda e proteger a população. A Sesacre pede ainda que mesmo com todos os esforços, a população precisa tomar os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença.

Sair da versão mobile