Desde o início desta semana, o nível das águas do Rio Iaco, em Sena Madureira, vem apresentando sinal de vazante, impulsionado pelo verão forte que predomina na região.
Para se ter uma ideia, nesta quinta-feira (13) a régua amanheceu medindo 1,25 metros, bem abaixo da cota de alerta (14 metros) e da cota de transbordamento (15,20 metros).
De acordo com Carlos Davila, representante da Defesa Civil em Sena Madureira, esse é menor nível registrado nos últimos anos para o período. “Num comparativo com o mesmo período do ano passado, a situação deste ano em Sena Madureira é bem mais crítica. Em 2023, por essa mesma época, o nível do Iaco estava acima dos 6 metros”, confirmou.
Por dia, o Iaco está vazando em torno de 10 centímetros.
A preocupação das autoridades locais reside no fato de que o verão está apenas começando. Se, por ventura, continuar nesse ritmo, a população poderá sofrer várias consequências.
Cabe frisar que a água potável distribuída em Sena Madureira tem como fonte principal o rio Iaco. É de lá que a Saneacre faz a captação da água para poder tratar e distribuir posteriormente.