ContilNet Notícias

Pela primeira vez, Rio Branco recebe nota A em ranking de qualidade fiscal; entenda

Por Vitor Paiva, ContilNet

Foto: Aleff Matos/Sefaz

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi), referente ao ano de 2023, foi divulgado recentemente e mostra o estado do Acre em 18º, enquanto Rio Branco ficou em 10º, com notas B e A, respectivamente.

A capital teve uma melhora considerável em relação ao período de análise anterior, quando estava em 18º,em 2022. Entretanto, este não foi o melhor resultado da cidade, que ocupou a 7º posição nos anos de 2019 e 2020. Apesar da melhor colocação nos anos anteriores, esta é a primeira vez que a capital recebe classificação A, com mais de 95% na acurácia dos dados disponibilizados.

Ranking das capitais/Foto: Reprodução

Já referente ao estado, o que se observa é uma estagnação, mantendo a mesma colocação no ranking em 2022 e 2023, porém este resultado já significa uma melhora, pois em 2021 a colocação foi pior, tendo figurado no 22º lugar. O melhor ano também foi em 2019, quando ficou em décimo.

Ranking dos estados/Foto: Reprodução

“Esta publicação tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação”, afirmou o  Tesouro.

O ranking vem se tornando uma ferramenta para avaliar a fidedignidade e a confiabilidade das informações prestadas pelos estados e capitais.

Sair da versão mobile