Nas primeiras horas desta quarta-feira (5), o nível do Rio Acre, em Rio Branco, marcou 2,46 metros, segundo a Defesa Civil Municipal.
CONFIRA TAMBÉM: Seca extrema que o Acre pode enfrentar vira destaque nacional: “Situação preocupante”
Além disso, nos últimos dois dias, o Rio vem registrando uma queda acentuada, o que preocupa a Defesa Civil. Na terça-feira (4), o manancial havia marcado 2,52 metros. Já na segunda-feira (3), 2,55 metros. Ou seja, do começo da semana até esta quarta (5), o Rio baixou quase 10 centímetros.
Com a possibilidade de seca severa, a Defesa Civil informou que o plano de contingência de escassez hídrica está pronto para ser colocado em prática.
VEJA MAIS: Bacia do Rio Acre tem redução de 49% de chuvas e Defesa Civil anuncia plano de contingência
“De 2015 para cá o Rio nunca esteve tão baixo para essa época. O ano que apresentou menor marca que essa foi 2022 (3,47m) e naquele ano ficamos com 1,25m em setembro. Este ano estamos muito mais baixo ainda”, alertou.
Em maio deste ano, o Rio Acre marcou o menor registro para o período na história do estado. O governador Gladson Cameli, em entrevista exclusiva ao ContilNet, anunciou que deverá reunir todos os prefeitos dos municípios acreanos para uma reunião, com o objetivo de tratar sobre a previsão de seca severa para este ano.