Planejamento financeiro é fundamental para casais realizarem sonhos

Parceria e diálogo sobre as finanças são importantes para alcançar metas em conjunto, entre elas a compra de um veículo, da casa própria e até a abertura de um negócio

A data mais esperada pelos casais brasileiros está chegando. Comemorado no dia 12 de junho, o Dia dos Namorados é marcado por momentos especiais e cheios de significados.

Tem potencial para aflorar os desejos e as memórias do casal, ocasião propícia para que sonhos realizados sejam reavivados ou até mesmo planejados, considerando aqueles que ainda não os compartilharam com a pessoa amada.

Isso porque, dialogar sobre finanças ainda é tabu para muitos casais, mas é importante saber que conhecimento e planejamento são essenciais para tornar os sonhos realidade.

Para aqueles que ainda encaram os diálogos sobre finanças como desafios, a consultora de Negócios do Sicredi, Djully Mantoani dá dicas sobre como inserir o tema nas conversas, de maneira leve e natural.

Ela destaca que o primeiro passo para um casal que pretende realizar um sonho que exija organização financeira em conjunto é sentar, conversar, de maneira franca e honesta, e organizar as finanças.

“Dessa forma vão entender dentro do orçamento qual o valor que desejam chegar e definir o quanto conseguem guardar. É importante também analisar os gastos extras, verificar o ‘vilão do orçamento mensal’ e tentar zerar ou diminuir esses gastos”, pontua.

De planejamento financeiro o casal Ana Scarante (26) e Breno dos Reis (33), de Araputanga (MT), entende bem. Ela é formada em Contabilidade e ele em Sistemas da Informação.

Estão juntos há 10 anos e acumulam importantes conquistas como viagens especiais, a compra de um automóvel e também a tão sonhada casa própria, meta da maioria dos casais.

“Sempre que desejamos algo começamos pesquisando quanto iremos gastar para isso, para que possamos lançar esse valor no orçamento mensal e verificar quanto tempo iremos precisar para alcançar”, conta Ana.

Mesmo que de forma não intencional, o casal realiza a ‘análise de perfil de intenção’. Segundo a consultora, nesse passo, o casal define qual o desejo de roteiro de viagem, o carro que deseja comprar, ou até mesmo qual o estilo da cerimônia de casamento que desejam.

“Após esse levantamento é necessário fazer algumas pesquisas de valores, entender qual data desejam realizar esse sonho, já que isso influencia no valor final. Por fim, vem a organização financeira, em que o casal vai analisar os recursos que possui, entender o quanto de recurso precisam e o quanto conseguem guardar para atingir o objetivo em comum”.

Tão importante quanto planejar é ter com quem contar

Planejar é essencial para conquistar objetivos que exigem organização e disciplina financeira. Quando o sonho é a dois, o desafio também é dobrado, pois para que o sonho se torne realidade é preciso contar com a colaboração de ambos.

Para objetivos de maior valor financeiro, além do planejamento, os casais podem contar com as instituições financeiras. Nesse sentido, o Sicredi disponibiliza um mix de soluções financeiras, de consórcio a crédito, para apoiar os associados na concretização de objetivos.

Tanto para a conquista do carro e da casa própria quanto para realização de viagens, Ana e Breno contaram com o apoio da cooperativa.

Crédito imobiliário, financiamento e poupança programada são alguns dos produtos utilizados pelo casal que auxiliaram na organização financeira e na concretização de seus planos. “Poder contar com os produtos e serviços do Sicredi é muito bom, porque a gente vê que a cooperativa acredita nos sonhos de seus associados”, avalia Ana.

Apoio em números

Para se ter uma ideia, um dos termômetros para mensurar o apoio do Sicredi aos associados é o indicador de crédito. Em 2023, a instituição financeira cooperativa chegou à marca de R$ 210 bilhões de saldo em carteira em todo o País, alta de 21,4% em relação ao ano anterior.

O volume inclui as operações realizadas pelos segmentos de pessoas físicas, empresas e produtores rurais. No recorte da carteira de crédito geral, que abrange pessoas físicas e empresas, o valor chegou a R$ 126 bilhões (60% da carteira).

A consultora de Negócios do Sicredi, Marianne Moraes, complementa que a contratação de produtos de crédito deve ser levada em consideração quando se tem um objetivo maior.

Também é importante avaliar a saúde financeira do casal, o prazo que possui para concretizar os planos. “Aqueles que ainda estão se programando e não têm necessidade de utilizar o bem de imediato podem recorrer ao consórcio. Já para aqueles que têm prazo mais curto podem utilizar crédito por meio do financiamento”, explica a especialista.

Ela finaliza reforçando que, por mais que falar sobre dinheiro ainda não seja simples para muitos casais, conversar e planejar são regras básicas.

“É importante ter uma visão clara sobre as fontes de renda do casal e seus gastos, tanto individuais quanto em conjunto. O principal ponto é a parceria para que possam manter a disciplina financeira e realizar o que foi planejado”, finaliza Marianne.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 8 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.700 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.  

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 243 municípios e possui 323 agências, para o atendimento a mais de 1,252 milhão de associados.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost