O município de Porto Walter, na região do Juruá, comemora 32 anos de emancipação política nesta terça-feira, 25 de junho. Com 10.735 habitantes, a região foi historicamente habitada por indígenas e passou a receber nordestinos e estrangeiros durante o auge do Primeiro Ciclo da Borracha, no século 19.
Os primeiros habitantes de Porto Walter foram indígenas das etnias Náuas, Arara, Amoaças, Kampas, Kulinas e Catianos, que até hoje habitam na região. Antes de ser município, Porto Walter era formado por diversos seringais, dentre eles o Tavares de Lira, Humaitá e Cruzeiro do Sul. Diversos nordestinos moraram nesses seringais em busca de riquezas da borracha.

Igreja da cidade de Porto Walter, no interior do Acre. Foto: Ilustração
O nome do município foi dado em homenagem a um antigo morador chamado Walter de Carvalho e sua localização limita-se ao norte com o município de Cruzeiro do Sul, ao sul com o município de Marechal Thaumaturgo, leste com o município de Tarauacá e a oeste com o Peru.
Gladson parabeniza
Nas redes sociais, o governador Gladson Cameli parabenizou a população e reafirmou que o governo está presente no cotidiano dos moradores. “Meu compromisso é seguirmos presente na vida das pessoas. Desejo uma bonita festa a todos os moradores de Porto Walter”, disse.
Segundo a Agência de Notícias, o governador esteve recentemente no município, onde entregou a Unidade Mista de Saúde da cidade, no dia 30 de maio. O investimento foi de R$ 823,6 milhões, provenientes de emenda parlamentar do ex-deputado estadual Wagner Felipe.

Unidade mista de saúde totalmente reformada foi entregue em Porto Walter pelo governador Gladson/Foto: Josciney Bastos/Secom
No mesmo dia, Gladson assinou a ordem de serviço para a manutenção preventiva e corretiva das instalações prediais da Escola Borges de Aquino e, na zona rural, na comunidade Natal, da Escola Adalberto Sena 2º. São R$ 250 mil empenhados para a adequação predial nas duas instituições. Além disso, também foi assinada a ordem de serviço para reforma do Ginásio Estadual Poliesportivo Aderlan da Silva.
Veja o vídeo:
