ContilNet Notícias

Primeira mulher governadora do Acre e do Brasil, Iolanda Fleming comemora 88 anos

Por Matheus Mello, ContilNet

A primeira governadora da história do Estado do Acre, Iolanda Fleming, completa 88 anos nesta quinta-feira, 20 de junho. De família de seringueiros e imigrantes árabes, nascida em Manoel Urbano no ano de 1936, a professora e ex-governadora Iolanda Ferreira Lima, mais conhecida como Iolanda Fleming, começou sua carreira política como vereadora na capital acreana, entre 1972 e 1976. Antes disso, foi professora na rede pública do estado.


Em destaque, agraciada primeira governadora de estado (Acre), Iolanda Ferreira Lima.
Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Iolanda é viúva do ex-deputado federal Geraldo Fleming, falecido nos anos de 1990, foi vereadora por dois mandatos em Rio Branco. Em 1978, foi eleita deputada estadual, se elegeu vice-governadora em 1982, na chapa vitoriosa do Nabor Júnior e assumiu o governo em 1986, quando o então governador renunciou ao mandato para ser candidato e eleito ao Senado.

VEJA MAIS: A filha de seringueiros que foi a 1ª governadora de um Estado no Brasil: conheça Iolanda Fleming

Ela ainda seria eleita vice-prefeita do prefeito Jorge Kalume, em 1988, mas, a partir de 1992, abandonou a vida pública, ao aposentar-se.

Hoje, ela carrega com si um dos grandes marcos na história da participação das mulheres na política brasileira, um feito pelo qual o senado brasileiro lhe concedeu o diploma Bertha Luz, uma homenagem dada pelo senado em reconhecimento a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira.

A ex-governadora recebeu homenagens nesta quinta-feira, do governador Gladson Cameli.

“Sua ascensão a essa posição não foi apenas um marco na história política do estado, mas também um símbolo de progresso e empoderamento feminino. Sua liderança e determinação abriram caminho para que mais mulheres pudessem participar ativamente da política e ocupar cargos de liderança”, escreveu Cameli.

Sair da versão mobile