Os serviços de atendimento, diagnóstico e tratamento para combater o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Porto Velho, a Policlínica Oswaldo Cruz (POC) realiza testagem rápida sem necessidade de encaminhamento, além de acompanhamento multidisciplinar do usuário SUS portador. Essas informação são reforçadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
ONDE BUSCAR O ATENDIMENTO?
Para as pessoas que já possuem o diagnóstico e apresentam algum sintoma, o Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) oferece atendimento hospitalar 24 horas, entre os quais estão serviços de investigação de coinfecções, patologias infecciosas e neoplasias oportunistas, assim como comorbidades metabólicas, através de exames de alta complexidade, tratamentos preconizados pelo MS, também são feitos através do Programa de IST/Aids.
MEDICAMENTO
Este ano, a Agência de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) anunciou um importante avanço no tratamento de pacientes com o HIV, e começou a distribuir uma nova fórmula de medicamento antirretroviral em todo o estado, o que representa um progresso na luta contra o vírus.
O medicamento é disponibilizado, também, nas unidades de Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Rondônia. Em Porto Velho, o SAE está localizado na Rua Duque de Caxias, nº 1.960, Bairro São Cristóvão.
PREVENÇÃO
– Usar preservativos;
– Imunizar-se para hepatite A (HAV), hepatite B (HBV) e HPV;
– Discutir com o parceiro sobre a testagem para HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
– Testar-se regularmente para HIV e outras IST;
– Realizar exame preventivo de câncer de colo do útero (colpocitologia oncótica);
– Realizar Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), quando indicado;
– Realizar Profilaxia Pós-Exposição (PEP), quando indicado;
– Conhecer e ter acesso à anticoncepção e concepção.