Seca extrema: nível do Rio Iaco está abaixo de 1 metro em Sena Madureira; Defesa Civil emite alerta

A Defesa Civil diz que a situação é extremamente preocupante

A cada dia que passa a situação do rio Iaco, em Sena Madureira, se agrava ainda mais. Em decorrência do intenso verão, o nível das águas continua baixando e nesta sexta-feira (21) a régua amanheceu medindo apenas 97 centímetros.

Rio Iaco, em Sena Madureira/Foto: ContilNet

Conforme dados da Defesa Civil Municipal, de ontem para hoje houve redução de 3 centímetros no volume das águas. “Trata-se de um momento extremamente preocupante para Sena Madureira. É o menor nível dos últimos anos para esse período. Para se ter uma ideia, em junho do ano passado, o nível estava acima dos 6 metros”, destacou Zeca Mendonça, integrante da Defesa Civil.

Quem mora na zona rural e precisa utilizar o rio Iaco para chegar até o porto de Sena Madureira já enfrenta várias dificuldades. “Em alguns pontos do rio, é preciso arrastar a canoa para poder passar. Realmente, as dificuldades são muitas”, comentou o morador Antônio Lima.

Por enquanto, ainda não há racionamento de água potável em Sena Madureira. Porém, a Saneacre já enfrenta dificuldades para fazer a captação da água do rio Iaco.

PUBLICIDADE