Um protesto contra demissões de funcionários nas agências bancárias do Acre acontece na manhã desta quinta-feira (27), em frente ao Banco Bradesco, em Rio Branco. Os trabalhadores foram reunidos pelo diretor sindical dos Bancários e pelo ex-deputado Neném Almeida.
Ao ac24horas, o ex-deputado explicou que a mobilização foi motivada pela demissão de três funcionários de uma agência do Banco Bradesco apenas na última semana. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconomicos (Dieese), entre 2012 e 2022, a categoria bancária reduziu mais de 79 mil postos de trabalho, o que equivale a uma redução de 16%.
Almeida afirmou também que se houver novas demissões, os serviços bancários serão paralisados no Acre. “Hoje é só um sinal de protesto, por três horas. Após isso, vamos reabrir. Mas, se o banco continuar demitindo, vamos fechar por um dia. Se necessário, fecharemos por dois ou três dias, e, se precisar, faremos uma greve aqui no Acre e em todo o país contra qualquer banco que esteja demitindo”, disse ao ac24horas.