A partir do dia 5 (quarta-feira), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai exibir, durante o mês de junho, a obra “Amazônia Viva”, uma experiência imersiva em realidade virtual pela região do Rio Tapajós, no Amazonas.
A abertura da exposição contará com a presença do ministro presidente, Luís Roberto Barroso e o filme permanecerá no Hall dos Bustos do STF até o dia, com as visitações acontecendo de segunda-feira a sexta, das 11h às 16h (horário de Brasília).
Com 10 minutos de duração, “Amazônia Viva” é uma experiência imersiva pela região. E vale-se de filmagens em 360° para desvendar um dos lugares mais importantes do planeta. A obra trata da preservação da Amazônia, da riqueza e da diversidade deste bioma e da defesa dos direitos dos povos indígenas.
A cacica Raquel Tupinambá – da comunidade de Surucuá, onde também é respeitada a liderança indígena – guia o espectador durante a viagem virtual totalmente interativa por um dos biomas mais relevantes, bonitos e ameaçados pela ação do homem.
“Amazônia Viva” é um projeto da Iniciativa Inter-religiosas pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil) – plataforma de ação colaborativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que líderes e comunidades religiosas possam contribuir para preservar as florestas, a biodiversidade e promover os direitos de seus guardiões. Já foi exibido no Rio Innovation Week, em 2022, e na Conferência do J20, em maio deste ano.
Em janeiro de 2023, a produção ganhou o prêmio de filme de realidade virtual 360° no Festival de Cinema “Barcelona Planet” – evento internacional que propõe mostrar o que há de inovação no cinema independente pelo mundo. Foi trazida para o STF por iniciativa da Secretaria de Relações com a Sociedade (SRS).
Celebrada anualmente em 5 de junho, a data foi instituída pela ONU em 1972, durante a Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. Esse marco visa aumentar a conscientização e a ação global por maior proteção dos ecossistemas, biomas e diversidade do planeta.
Serviço
Data de abertura: 5 de junho de 2024
Local: Hall dos Bustos do Supremo Tribunal Federal
Período de duração: de 5 a 30 de junho
Dia e horário de visitação: Segunda-feira a sexta, das 11h às 16h