A 39 dias para as Olimpíadas, o Comitê Organizador dos Jogos realizou nesta segunda-feira um teste para a cerimônia de abertura de Paris 2024, programada para o dia 26 de julho. O ensaio contou com 55 barcos no rio Sena e teve foco em questões técnicas como segurança e navegabilidade da frota, sem detalhar a parte artística da festa.
– O foco do nosso treinamento está no tempo, na capacidade dos barcos de navegar juntos, é claro, mas acima de tudo em manter um cronograma para que possamos apresentar nossas delegações no lugar certo quando precisamos apresentá-las – explicou Thierry Reboul, diretor de cerimônias do Comitê Organizador dos Jogos de Paris.
Foi o segundo teste para a cerimônia inédita no rio Sena – o primeiro foi realizado no dia 17 de julho de 2023. Os barcos percorreram 6km entre as pontes de Austerlitz e de Iena, em 45 minutos. O ensaio desta segunda havia sido programado para abril, mas foi adiado duas vezes por causa do fluxo excessivo do rio provocado por fortes tempestades que marcaram o início da primavera em Paris.
– O fluxo do rio reduziu significativamente e muito rapidamente. Ainda estamos com um fluxo significativo, mas estamos chegando muito mais perto das condições que normalmente vemos em julho. No primeiro teste, estávamos claramente alguns minutos atrasados em relação ao cronograma. Aprendemos com isso, continuamos treinando e estamos muito felizes com o cronograma e a forma como ele foi respeitado. Estamos praticamente no horário para todos os barcos – disse Reboul.
Barcos da Polícia e da transmissão das Olimpíadas participaram do ensaio técnico desta segunda-feira. A frota vai aumentar de 55 para 85 no próximo ensaio, programado para a próxima semana. Vai ser a primeira vez que uma cerimônia de abertura dos Jogos vai ser realizada fora de um estádio.